Empossada nova presidente da Fapesq

Maria José Lima da Silva assumiu o cargo deixado pelo professor Telmo Silva de Araújo, falecido no dia 24 de maio

Tomou posse nesta quarta-feira (20) a nova presidente da Fapesq (Fundação de Apoio à Pesquisa da Paraíba), Maria José Lima da Silva, doutora em Genética pela Unicamp-SP.

Maria José foi nomeada pelo governador Cássio Cunha Lima em ato governamental publicado no Diário Oficial do Estado de terça (19), e assume o cargo deixado pelo professor Telmo Silva de Araújo, falecido no dia 24 de maio.

O cargo foi transmitido às 11 horas, nas dependências da Fapesq, pelo secretário de Estado de Ciência e Tecnologia e do Meio Ambiente, Jurandir Xavier.

Além de larga experiência acadêmica, Maria José exerceu, na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), vários cargos administrativos: foi chefe do Depto. de Biologia Molecular, coordenadora de Pós-Graduação em Genética, coordenadora Geral de Pesquisa, Ciência e Tecnologia e durante oito anos foi Pró-Reitora de Pós-Graduação e Pesquisa.

Maria José atuou durante cinco anos na diretoria do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação das Instituições Brasileiras (Foprop).

Entre outras atuações, Maria José participou do Conselho Técnico Científico e do Conselho Superior da Capes; foi membro da Comissão do Processo Seletivo de Bolsas de Pós-Graduação Ford Fundation/ Fundação Carlos Chagas; e integrou o Conselho de Administração do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos - CGEE.

Na representação estadual, foi membro suplente do Conselho Estadual de Ciência e Tecnologia, representante do Fórum Nordeste de Pesquisa e Pós Graduação na comissão de implantação do Instituto Nacional do Semi-Árido da Paraíba (Insa), e, atualmente, aposentada pela UFPB, é professora visitante da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

Ao dar posse a Maria José, o secretário Jurandir Xavier destacou o desafio que a nova presidente assume no tocante a captação de recursos para o fomento das pesquisas.

Maria José ressaltou a grande responsabilidade que assume, principalmente, em substituir Telmo Araújo. "Sinto-me na obrigação de levar à frente as idéias de Telmo Araújo. Representá-lo vai ser muito difícil", frisou. Ela disse que vai buscar solidificar parcerias no intuito de formar na Paraíba um sistema forte de C&T.

Data: 20/06/2007