UFCG debate proposta acadêmica do campus de Sumé com representantes da região

O secretário de projetos estratégicos da Universidade Federal de Campina Grande, Márcio Caniello, apresentou no último sábado, 16, na Escola Agrotécnica de Sumé, a proposta de configuração acadêmica do campus do Cariri. A apresentação foi feita durante a primeira plenária para discutir com a sociedade a implantação da UFCG naquele município. O projeto do campus foi amplamente discutido com os participantes do evento e acolhido pelos representantes da sociedade da região.

Participaram do evento, prefeitos e secretários municipais de cidades da região, representantes da classe política paraibana, da sociedade civil organizada, de órgãos governamentais e da Câmara Superior de Ensino da UFCG e de professores de escolas da região, dentre outros.

“O campus de Sumé foi pensado de forma que valorizasse a vocação econômica da região, ou seja, será um centro voltado para a ciência e tecnologia do campo e formará profissionais com base em quatro eixos fundamentais: ciências ambientais, ciências humanas, ciências agrárias e educação, e ainda, com apoio de disciplinas instrumentais como língua e literatura, informática etc.”, destacou, Márcio Caniello, enfatizando que o egresso desse campus terá capacidade de fazer diagnósticos, elaborar e gerir projetos de desenvolvimento, além de mobilizar a comunidade em torno desses projetos.

Para dar andamento às próximas etapas do processo de criação do campus de Sumé, a prefeitura daquele município irá criar uma comissão que irá tratar de questões estruturais. Também ficará a cargo da prefeitura analisar os resultados da primeira plenária e agendar uma nova reunião para o início do mês de julho próximo, com a finalidade de ampliar o debate com a sociedade da região do Cariri paraibano sobre a implantação do campus de Sumé.

Data: 19/06/2007