UFCG é eleita para integrar o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba

Durante plenária realizada pela Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (AESA), na última segunda-feira, 11, a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) foi eleita, como representante da sociedade civil, para integrar o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba (CBH-RP).

O Comitê possui funções consultivas, normativas e deliberativas e foi criado para gerenciar de forma compartilhada e democrática os recursos hídricos da bacia do rio Paraíba. A diretoria do CBH-RP será formada por integrantes do Poder Público (30%), usuários de água (40%) e sociedade civil (30%).

A UFCG desenvolve projetos na área de preservação e uso racional da água, dentre os quais destaca-se o centro de divulgação científica Espaço da Água, montado no Colégio Estadual da Prata com o apoio do CNPq. O Espaço da Água é uma exposição permanente, com aparatos para demonstração de propriedades da água relacionadas à sua conservação e uso racional, onde são ministradas ações educativas junto a alunos da rede pública de ensino.

De acordo com o coordenador do projeto, João Tertuliano, da Unidade Acadêmica de Física da UFCG, mais do que nunca, é preciso divulgar os conhecimentos necessários sobre o tema. “Dentre os efeitos das mudanças climáticas causadas pelo aquecimento global, a que causa maior preocupação é, sem dúvida, a escassez de água potável. Os últimos estudos apresentam previsões alarmantes: 178 milhões de pessoas terão dificuldades de acesso à água na América Latina”.

Bacia hidrográfica

A Bacia Hidrográfica do rio Paraíba, com uma área de 20.071,83 km², é a segunda maior do estado, abrangendo 38% do seu território e 52% da sua população total. Considerada uma das mais importantes do semi-árido nordestino, ela é composta pela sub-bacia do Rio Taperoá e Regiões do Alto Curso do rio Paraíba, Médio Curso do rio Paraíba e Baixo Curso do rio Paraíba. Além da grande densidade demográfica, na bacia estão incluídas as cidades de João Pessoa e Campina Grande.

Data: 13/06/2007