Prêmio para pesquisa médica

Instituto Paulo Gontijo vai premiar melhor trabalho sobre Esclerose Lateral Amiotrófica

O Instituto Paulo Gontijo (IPG) promoverá no dia 20 de junho a entrega do Prêmio PG – Categoria Medicina 2006/2007.

Em sua primeira edição, o Prêmio é um incentivo às pesquisas que promovam o avanço da descoberta da causa e da cura da Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA).

O evento será realizado no Memorial JK em Brasília e tem o apoio da Associação Brasileira de Esclerose Amiotrófica (AbrELA) e Academia Brasileira de Neurologia (ABN).

O vencedor será contemplado com um prêmio de R$ 50 mil. A premiação conta ainda com apoio da Fapesp, Pró-reitoria de Pesquisa da USP e Associação Brasileira de Distrofia muscular (Abdim).

Idealizado por Paulo Gontijo para ser uma fundação com o objetivo de incentivar a pesquisa cientifica, o IPG foi criado em 2005. O engenheiro civil e físico Paulo Gontijo (1932-2002), dedicou grande parte de sua vida a compreender a diversidade humana por meio da ciência.

Quando acometido pela Esclerose Lateral Amiotrófica, Paulo Gontijo direcionou seus estudos para a descoberta das causas da doença. Faleceu em 2002, deixando por escrito o desejo da criação de uma fundação e de prêmios para estímulo à pesquisa.

Marcela Gontijo, vice-presidente do IPG, conta que nos próximos anos outras áreas poderão ser contempladas pelo Prêmio, como física, matemática e bioquímica, entre outras.

Ela lembra que o pai, Paulo Gontijo, publicou vários livros com suas teses. O último deles, “Tese de um condenado”, foi o resultado da troca de experiência entre ele e outros pacientes com Esclerose Lateral Amiotrófica.

A Esclerose Lateral Amiotrófica é uma doença degenerativa do neurônio motor. Atinge cerca de duas mil e 500 pessoas/ano no Brasil, que praticamente não recebem assistência médica adequada, em parte devido à dificuldade de diagnóstico e tratamento da ELA.

Segundo pesquisas realizadas pela Associação Brasileira de Esclerose Amiotrófica, AbrELA, a idade média de aparecimento dos primeiros sintomas é de 52 anos e a sobrevida é de cerca de quatro anos.

É uma doença que provoca diversas limitações físicas, uma vez que afeta toda a musculatura estriada, incluindo a musculatura dos membros da deglutição e da respiração. O óbito ocorre, geralmente, por insuficiência respiratória.

A solenidade de entrega do Prêmio PG Categoria Medicina 2006/2007 será no dia 20 de junho, às 19h30, no Memorial JK, em Brasília.

Data: 11/06/2007