UFCG realiza colação unificada em Campina Grande

Evento foi um marco na história da universidade

Momento histórico, pelo grande público presente e pelo novo tempo, assim pode ser definida a primeira colação de grau integrada dos centros acadêmicos do campus Campina Grande da UFCG, realizada na última sexta-feira, 8, no Centro de Convenções Raimundo Asfóra. Além do caráter histórico, o reitor Thompson Mariz ressaltou o lado sublime do evento como sendo um marco na formação social do cidadão, “muitas vezes um divisor de águas na construção do ser”.

A escolha do paraninfo geral coube ao Centro de Humanidade (CH) que - nas palavras da sua vice-diretora Rosilene Montenegro, ao apresentar a professora Lenilda do Nascimento Melo – não se definiu pelo currículo brilhante; sim, pelo enorme comprometimento da paraninfa com o ensino. “Marcou-me ouvi-la falar que o que mais lhe dava gosto na vida era estar em sala de aula”, disse Rosilene.

O diretor do CH, Lemuel Guerra, saudou os concluintes em nome dos demais diretores. Nas suas palavras, rogos de comprometimento com a universidade pública e de qualidade: aos familiares, adesão à defesa; e à comunidade universitária, coragem para combater o conservadorismo. “Ir contra a corrente e não se adequar ao espírito do nosso tempo, adotando um conjunto de práticas que questione o que vivemos”, foi o que ele orientou aos formandos.

Paraninfa

Considerando-se eternamente reconhecida a quem a indicou e aos que referendaram seu nome para uma homenagem que tanto lhe orgulhava, a paraninfa Lenilda do Nascimento falou das nuances da tradição à tradução. Da transformação de uma mera aspiração cultural em elementos para a construção da história pelo sujeito livre e autônomo respeitando as diferenças. Onde o “Você só é você, porque não é o outro. O outro é o seu referencial”, foi um dos tópicos evidenciados.

Oradora

Marcela Gomes Fernandes, concluinte do curso de Medicina, em seu discurso, falou de sentimentos e sonhos compartilhados e concretizados. Da UFCG como ambiente propício ao desenvolvimento e dos professores e funcionários que contribuíram na passagem por esse caminho. Terminou louvando ao Criador onde tudo se resume: “a gratidão, a alegria e a esperança”. Marcela teve seu discurso selecionado em concurso promovido pela Comissão Institucional de Colação de Grau.

Reitor

O reitor Thompson Mariz, citando trechos literários, fez reflexões sobre o desenvolvimento e o futuro. Falou na luta da UFCG para a construção de um Brasil mais justo e solidário, buscando alternativas para propiciar mais educação e cidadania. Apontou, também, a necessidade de se repensar o ensino de graduação que transforma estudantes em “candidatos à profissão antes de serem candidatos ao saber”. Finalizando, perguntou-se por quantas vezes ouvimos falar que este é o país do futuro. “Será sempre do futuro? Do algo inatingível, abstrato, que não chega nunca?”, questionou.

Prêmio Átila Almeida

Dentro da solenidade, e mantendo a tradição dos centros de Ciências e Tecnologia (CCT); de Engenharia Elétrica e Informática (CEEI); e de Tecnologia e Recursos Naturais (CTRN), que todo semestre conferem aos dois alunos concluintes de melhor desempenho o Prêmio Professor Átila Augusto Freitas de Almeida, o diretor do CCT Bráulio Maia Júnior entregou o certificado de 1º lugar ao formando Leomarques Francisco Bernardo, bacharelado em Matemática; e o diretor do CEEI, Wellington Santos Motta, ao 2° colocado, João Batista Morais dos Santos, do curso de Engenharia Elétrica.

Primeira da História

A colação, também uma reunião extraordinária do Colegiado Pleno do Conselho Universitário, não foi apenas a primeira unificada da UFCG; foi também a primeira na história da universidade federal em Campina Grande. “Em 52 anos, uma solenidade com a singeleza e grandiosidade que a instituição e os concluintes merecem” disse o reitor Thompson Mariz.

Colaram grau cerca de 250 formandos de 17 cursos dos cinco centros do Campus Campina Grande: Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS); de Humanidades (CH); de Ciências e Tecnologia (CCT); de Engenharia Elétrica e Informática (CEEI); e de Tecnologia e Recursos Naturais (CTRN).

Imagens

No endereço eletrônico www.cct.ufcg.edu.br/album/thumbnails.php?album=12 estão disponíveis fotografias da Colação, feitas por Gutembergh Medeiros da diretoria do Centro de Ciências e Tecnologia.

Data: 11/06/2007