UFCG realiza colação de grau integrada nesta sexta

Serão graduados cerca de 250 alunos de 18 cursos do campus Campina Grande

O resgate da tradição, a concentração de esforços e o cumprimento do regimento da universidade foram as razões que determinaram à Universidade Federal de Campina Grande unificar a colação de grau dos cinco centros acadêmicos do campus Campina Grande, explicou o pró-reitor de Ensino Vicemário Simões. Esta iniciativa de congregar toda a comunidade acadêmica desse campus, num só evento, começa nesta sexta-feira, 8, no Centro de Convenções Raimundo Asfora, às 19 horas, com a formatura integrada do Período Letivo 2006.2

A colação de grau, também uma reunião extraordinária do Colegiado Pleno do Conselho Universitário, contará com cerca de 250 formandos de 18 cursos dos centros de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS); de Humanidades (CH); de Ciências e Tecnologia (CCT); de Engenharia Elétrica e Informática (CEEI); e de Tecnologia e Recursos Naturais (CTRN), que terão como paraninfa a professora Lenilda do Nascimento Melo e como oradora a concluinte do curso de Medicina, Marcela Gomes Fernandes.

Comissão Organizadora

Visando promover um cerimonial que atenda à expectativa de todos, a Pró-Reitoria de Ensino realizou desde março constantes reuniões com os diretores e responsáveis pelo cerimonial de cada centro acadêmico, formando uma comissão institucional para interagir com as comissões de formatura dos cursos. Nelas, foram discutidas e estabelecidas medidas para regulamentar a solenidade, como a extinção do cortejo inicial e da entrada dos formandos por centro, estabelecimento de um tempo limite para os pronunciamentos e para a sessão de fotografias.

Segundo a presidente da Comissão, Socorro Andrade, estas providências, além de dotar a solenidade de um padrão, visam promover o bem-estar dos concluintes e seus familiares; não causando enfado aos convidados nem aos que fazem parte do rito. Também compõem a Comissão: Alzira Araújo (CCBS), Andréia Vilma (CEEI), “Wanda” Rodrigues e René Anísio (CCT), Maggy Rodrigues e Marciano Siqueira (CH), Vandembergh dos Santos (CTRN) e Tchaikowisky Oliveira (Reitoria).

Paraninfa

A professora Lenilda do Nascimento é natural de Pilar (PB) e tem formação acadêmica em Letras Anglo-Germânicas pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (Campina Grande-PB), com especializações em Currículos e Programas (USP), Semântica Portuguesa (PUC-SP) e Metodologia do Ensino Superior (UnB); mestrado em Educação de Professor pela University of Oregon (USA) e doutorado em Educação – Currículo e Supervisão, também pela University of Oregon.

Lenilda foi diretora do Centro de Humanidades (do então campus II da UFPB), pró-reitora de Ensino e Graduação (UFPB), pró-reitora de Planejamento e pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa (UEPB), além de secretária de Educação e Cultura de Campina Grande.

Oradora

Marcela Gomes teve seu discurso selecionado em concurso promovido pela Comissão Institucional de Colação de Grau, no mês passado, que levou em consideração a amplitude da abordagem, originalidade, pertinência, criatividade, clareza no desenvolvimento do tema e domínio correto da norma culta da Língua Portuguesa.

Data: 08/06/2007