Estrangeiros podem fazer inscrições para bolsas de mestrado e doutorado

Inscrições vão até 31 de julho

Os estrangeiros interessados em concorrer a bolsas de mestrado e doutorado no Brasil têm prazo até 31 de julho para se inscrever no Programa de Estudantes-Convênio de Pós-Graduação (PEC-PG).

Os candidatos devem ser cidadãos de países da África, América Latina, Ásia, Caribe, Oceania ou Oriente Médio com os quais o Brasil mantenha acordo de cooperação educacional, cultural ou de ciência e tecnologia.

O objetivo é ampliar a qualificação de professores universitários, pesquisadores e outros profissionais de ensino superior nesses países.

O programa é uma parceria da Capes com o Departamento Cultural do Ministério das Relações Exteriores e com o CNPq.

O candidato à bolsa não pode ser cidadão brasileiro nem binacional, nem ter visto permanente no Brasil. A apresentação de currículo e de plano de trabalho, em língua portuguesa, duas cartas de recomendação e certificado médico de saúde física e mental são requisitos exigidos.

No caso de ter participado do Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G), o candidato deve comprovar que exerceu atividades profissionais em seu país por um período mínimo de dois anos.

Os candidatos selecionados terão direito a passagem aérea de retorno ao país de origem e bolsa da Capes no mesmo valor pago aos estudantes brasileiros - R$ 1.394,00 para doutorado e R$ 940,00 para mestrado. As atividades acadêmicas terão início em março de 2008.

Mais informações na página

Data: 06/06/2007