Ministro da Educação empossa mais dois integrantes de sua equipe

O ministro da Educação, Fernando Haddad, empossou nesta terça-feira, 5, mais dois integrantes de sua equipe. Maria do Pilar Lacerda Almeida e Silva, ex-secretária de educação de Belo Horizonte (MG), assume o cargo de secretária de Educação Básica, e Francisco Chagas Fernandes, ex-secretário de Educação Básica, tomou posse como secretário executivo adjunto do MEC.

Na cerimônia de posse, Chagas falou das tarefas que recebeu ao assumir a Secretaria de Educação Básica (SEB), em 2004, em uma espécie de despedida: financiamento para a educação básica, processo de valorização do professor e ensino fundamental com nove anos, entre outras.

"Essas ações foram fundamentais para o novo ciclo educacional no país", disse. Chagas agradeceu a confiança do ministro e o envolvimento da sua equipe durante o período em que esteve à frente da SEB.

A nova titular da secretaria, Maria do Pilar, disse, em discurso emocionado, que está muito feliz. "É um cenário muito favorável com o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE)", afirmou.

Segundo Pilar, "o desafio é grande: melhorar radicalmente a escola brasileira em um país que não pensou na minoria". Para isso, o envolvimento do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e das organizações não-governamentais, entre outras instituições, é fundamental.

"O objetivo é mobilizar este país para a construção de uma escola pública e democrática", disse. Ao se dirigir ao ex-secretário da SEB, Francisco Chagas, Maria do Pilar ressaltou que eles vão trabalhar em parceria.

Qualidade

Haddad
destacou a qualidade dos integrantes de sua nova equipe. "São duas pessoas com envergadura intelectual que vão compor a equipe do Ministério da Educação. Já temos um plano, o PDE, e essas pessoas vão executá-lo da melhor maneira possível", afirmou.

O ministro falou, ainda, da importância da participação de outros segmentos da sociedade, que não têm como foco a educação, para transformar o país. "Apesar dos avanços dos últimos anos serem significativos, como o Fundeb, nós sabemos que ainda é pouco. Há muito o que se fazer. É preciso que a cultura educação envolva toda a sociedade."

O secretário executivo, José Henrique Paim Fernandes; o secretário de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, André Lázaro; o secretário de Educação Superior, Ronaldo Mota; secretários estaduais de educação, deputados federais, representantes da Undime, do Consed e de ONGs estiveram presentes na cerimônia de posse.

Data: 06/06/2007