topo_cabecalho
Fernando Haddad discute parcerias com embaixador do México

O ministro da Educação recebeu nesta terça-feira, 5, o embaixador do México, Andrés Valencia. Esta é a segunda reunião binacional para discutir parcerias educacionais entre Brasil e México. A primeira ocorreu em 28 de março

"Com o intuito de preparar a visita do presidente Lula ao México, os ministros da Educação do Brasil e do México, representado pelo embaixador, estão elaborando uma agenda de cooperação educacional que abrange avaliação, educação profissional e tecnológica, educação a distância e ensino superior", destacou o chefe da assessoria internacional do MEC Alessandro Candeias, que participou do encontro.

O presidente Lula pretende visitar países da América Central e o México em agosto. Antes da visita, o MEC deve enviar uma missão ao país para acertar detalhes da parceria bilateral.

Entre as ações de cooperação definidas nas duas reuniões, ficou acordado o envio de especialistas brasileiros à Cidade do México para conhecer a experiência mexicana de certificação profissional/escolar.

A Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC) propôs a realização de capacitação de curta duração de professores mexicanos no Brasil. O curso enfocará disciplinas como gestão escolar e desenho curricular para que os professores qualificados possam exercer cargos de direção em suas instituições.

Como o México tem experiência na educação de jovens e adultos, o Brasil manifestou interesse em conhecer as ações mexicanas na área e convidará representantes do país para participarem do 9º Encontro Nacional de Educação de Jovens e Adultos, marcado para setembro, em Curitiba (PR).

O Brasil também busca o apoio mexicano para a realização da 6ª Conferência Internacional de Educação de Adultos, que será em 2009.

Os dois países também têm interesse em fortalecer o intercâmbio na área de ensino superior. Um programa-piloto de mobilidade de docentes de curta duração, para o conhecimento recíproco dos sistemas de ensino nas universidades, será implementado a partir de setembro.

E a Universidade Nacional Autônoma do México poderá se tornar posto aplicador do Certificado de Proficiência de Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras), devido a elevada quantidade de interessados em fazer o exame na instituição.


Data: 06/06/2007