Começa Seminário sobre Ensino de Língua na UFCG

Com uma conferência do professor Antônio Joaquim Severino, da USP, foi aberto na manhã desta terça, 5, o V Seminário sobre Ensino de Língua Materna, Estrangeira e Literatura (Selimel). Com o tema Formação docente: conhecimentos científicos e saberes dos professores, a conferência abordou a necessidade de constantes descobertas alternativas para aprimorar e repassar os conhecimentos, devendo ser reavaliadas em dinâmicas reflexões, indo além da mera relação sujeito e o objeto. “Pois não vivemos num mundo de verdades absolutas, e sim, de certezas provisórias”, defendeu o conferencista.

A programação do Selimel inclui ainda a realização de mini-cursos, palestras, mesas-redondas e grupos de trabalho, além de lançamentos de livros e apresentações culturais que versam sobre a formação docente, concepções de linguagem e saberes necessários no aprendizado e ensinamento da língua materna, da estrangeira e da literatura.

O evento, que acontece até a próxima sexta-feira, 8, no Centro de Extensão da UFCG, é promovido pela Unidade Acadêmica de Letras e pelo Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino da UFCG, e tem como objetivo debater as tendências atuais do ensino de Língua e de Literatura, além de discutir propostas alternativas de ensino.

O encerramento será com a conferência “Professor de Língua Portuguesa: que objeto ensinar?” proferida pela professora Inês Signorini, do Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), marcada para começar às 18h30min.

Outras informações sobre o evento podem ser obtidas na página http://www.selimel.org.

Data: 05/06/2007