Administração e Desenho Industrial da UFCG obtêm conceito 4 no Enade

Considerando que apenas 45 dos 3.894 cursos universitários avaliados no último Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade 2006) - o equivalente a 1,15% do total - receberam o conceito máximo, 5, na prova e também no índice que mede a contribuição direta de cada curso para a formação dos estudantes, o chamado Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD), “podemos considerar que os resultados obtidos pelos cursos da UFCG são positivos, relevantes e de destaque” – analisou o pró-reitor de Ensino da instituição, Vicemário Simões.

A universidade teve quatro de seus cursos avaliados pelo Enade, no ano passado. Administração e Desenho Industrial receberam conceito 4, segunda melhor classificação, e o de Ciências Econômicas, obteve conceito 3. O curso de Ciências Contábeis  não obteve nota, pois tinha apenas alunos inscritos na condição de ingressantes. Considerando os indicadores nacionais e fazendo comparativos com instituições renomadas do eixo Sul-Sudeste, o pró-reitor vê a UFCG num patamar de destaque. “Claro que o ideal é o conceito máximo. Mas, como a avaliação tem suas nuances, nossos resultados podem ser traduzidos num grau de excelência”, disse.

Para o coordenador de Ensino de Desenho Industrial, Natã Morais, o conceito 4 demonstra a qualidade do curso e “comprova que somos referência em ensino de Design”. “Ficamos a frente da PUC-Rio, Belas Artes (SP), UNB e Faculdade Senac, que são consideradas top no País”, disse Natã, ao ressaltar que não houve nenhum trabalho específico com os alunos para o Enade. “Significa que a avaliação é verdadeira, reflete o curso como ele é. De excelência”.

Data: 01/06/2007