Tudo pronto para o Enade

Faltando três dias para o Exame Nacional de Desempenho (Enade) 2005, é importante que os alunos se organizem para correr tudo bem no próximo domingo, dia 6. São 1.950 locais de prova (confira abaixo) em 834 municípios, de todas as unidades da Federação. Os portões estarão abertos a partir das 12h (horário de Brasília) e o exame começa, impreterivelmente, às 13h. Por isso, é importante chegar com, no mínimo, 45 minutos de antecedência. A duração será de quatro horas.

Serão avaliados cerca de oito mil cursos, em 20 áreas do conhecimento: arquitetura e urbanismo, biologia, ciências sociais, computação, engenharia (dividida em oito grupos), filosofia, física, geografia, história, letras, matemática, pedagogia e química.  O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC) selecionou para fazer o exame 63% dos 547.035 inscritos, ou seja, 344.501 alunos de instituições de ensino superior (191.368 ingressantes e 153.133 concluintes).

O formato das provas será igual para os ingressantes e concluintes. Haverá questões objetivas e discursivas, sendo que dez serão de formação geral (comuns a todas as 20 áreas) e 30 específicas. Após uma hora e meia do início do exame, os alunos poderão sair levando o caderno de provas.

O gabarito das questões objetivas estará na página eletrônica do Inep <http://www.inep.gov.br/> no dia da prova, a partir das 17h. O das provas discursivas só deverá ser liberado 15 dias depois. Por lei, o Inep tem seis meses para divulgar os resultados do Enade.

Locais de prova - Há diversos caminhos para se informar. Pela internet, pode ser individualmente <http://enade-locaisprova.inep.gov.br/> ou acessando a listagem completa <http://www.inep.gov.br/superior/enade/local_provas_enad.html>, em ordem alfabética. Por telefone, as opções são o Fala Brasil (0800-616161) e a coordenação nacional do Enade (61 2104-8137/8125/8575).

Muitos alunos já receberam pelos Correios o cartão de confirmação, contendo o local e o questionário socioeconômico, que deve ser preenchido e entregue aos fiscais no dia do exame. Contudo, mesmo aqueles que não receberem a correspondência podem participar. Basta levar um documento de identidade com foto (carteira de identidade, carteira de trabalho ou carteira de motorista), lápis, borracha e caneta preta.

Jornalistas

A coordenação do Enade informa que o acesso aos locais de prova pela imprensa, no dia do exame, só será permitido entre as 14h e 15h, em companhia do coordenador local. Imagens poderão ser feitas de fora da sala de aula e de forma que não incomode o aluno. Os coordenadores não concederão entrevistas e os participantes só poderão falar com a imprensa do lado de fora dos prédios, tanto na entrada quanto na saída.

A Assessoria de Imprensa do Inep estará de plantão no final de semana. No sábado, os contatos podem ser feitos pelos celulares (61) 9258-2370 e 8153-2802. No domingo, também estarão à disposição os telefones (61) 2104-8023/8037/9563. (Assessoria de Imprensa do Inep)

UFCG

A Pró-Reitoria de Ensino da UFCG comunica que, no dia do exame, os estudantes deverão levar o cartão-resposta do questionário socioeconômico preenchido e entregá-lo ao fiscal de prova, identidade oficial com foto e uma caneta esferográfica preta. É recomendável que os inscritos cheguem aos locais de prova com antecedência mínima de 45 minutos.

Serão avaliados pelo Enade 2005, os cursos das áreas de Arquitetura e Urbanismo, Biologia, Ciências Sociais, Computação, Engenharia, Filosofia, Física, Geografia, História, Letras, Matemática, Pedagogia e Química;

A prova no Enade 2005 será aplicada para uma amostra representativa, definida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira ? INEP, de todos os estudantes do final do primeiro e do último ano do curso;

Serão considerados estudantes de final do primeiro ano do curso aqueles que, até o dia 1° de agosto deste, concluíram entre 7 e 22% da carga horária mínima; e, considerados concluintes, os que atingiram pelo menos 80% ou que tenham condições acadêmicas de conclusão do curso durante o ano letivo de 2005;

Segundo o comunicado, assinado pelo Pró-Reitor de Ensino da UFCG, professor Vicemário Simões, as inscrições dos estudantes aptos a participarem do processo foram de responsabilidade das coordenações dos cursos a serem examinados; portanto, coube a elas também a divulgação da lista dos estudantes selecionados para participação.

Data: 04/11/2005