topo_cabecalho
O Aquecimento Global e medidas simples que o cidadão comum pode tomar para tentar reduzir seus efeitos.

Jaqueline Núbia de Queiroz
bolsista do Programa Pibic Júnior

Artigo sugerido pelo professor Manoel Gomes Filho, da UFCG

O aquecimento global é o aumento da temperatura média terrestre. Várias são as questões acerca das causas do aquecimento global. Uma delas comprova a existência de fatores naturais, onde períodos de oscilação de cerca de 100 mil anos, apresentando temperaturas médias mais quentes (interglaciação) e outras mais frias (glaciação). Mas isso não quer dizer que não existam causas antropogênicas influenciando no aumento da temperatura terrestre.
Estamos atualmente em um período interglacial, ou seja, no período com temperatura média mais quente, e os gases de efeito estufa estão acelerando esse processo e impedindo que a temperatura volte a baixar.

Para se entender melhor esse fenômeno, é preciso entender-se o Efeito Estufa.  A Terra absorve a energia solar e deve ré - irradiar essa energia para o espaço, na forma de radiação infravermelha (calor), na mesma proporção que a recebe. Os gases de efeito estufa retêm a maior parte dessa energia próxima à superfície e impedem que o calor passe diretamente para a atmosfera. Assim, o excesso desses gases está impedindo que a Terra disperse essa energia infravermelha e baixe a temperatura, auxiliando no aumento da temperatura média global.

As conseqüências do aquecimento global vão muito mais além de dias mais quentes. Devido ao aumento da temperatura, os oceanos estão se expandindo volumetricamente e as calotas polares derretendo, o que contribui para o aumento do nível oceânico. Sem ter por onde “escoar”, as águas tendem a subir, resultando na elevação do nível do mar. Assim, ilhas e áreas costeiras estão sendo destruídas e podem ficar completamente submersas. Além disso, por causa do aquecimento terrestre, a extinção ameaça várias espécies animais, como, por exemplo, o urso polar, ameaçado pela redução do gelo polar, seu habitat natural. Há, ainda, o surgimento e aumento de desertos devido à falta de chuvas, entre outras catástrofes.

A visão científica é muito pessimista em relação ao futuro. Estima-se que haverá um aumento de 2 a 6°C na temperatura média global e elevação do nível do mar entre 50 e 140 cm, nos próximos 100 anos.

O Homem tem papel fundamental na tentativa de reduzir o aquecimento global.
Atitudes simples podem ajudar a amenizar os seus efeitos:
1. Troque de uma lâmpada incandescente comum por uma lâmpada do tipo econômica (fluorescente compacta), que usa 60% menos energia. A troca representará uma redução de 150 kg por ano na emissão de gás carbônico.
2. Antes de dormir, ajuste o termostato do aparelho de ar-condicionado para cerca de dois graus a mais e economize na conta de luz.
3. Limpe ou substitua regularmente os filtros do aparelho de ar-condicionado.
4. Escolha eletrodomésticos e aparelhos eletrônicos verificando seu consumo de energia.
5. Evite deixar aparelhos eletrônicos em standby. Desligue os aparelhos quando não estiverem em uso: sua economia de energia pode chegar a 40%.
6. Se a geladeira ou o freezer ficam perto do fogão, consomem muita energia. Troque-os de lugar.
7. Descongele regularmente a geladeira e o freezer. Se os aparelhos forem antigos, substitua por novos; que chegam a consumir metade da energia para realizarem o mesmo serviço.
8. Quando usar o ar-condicionado em sua casa feche bem as portas e janelas para o ar frio não escapar.
9. Tampe as panelas quando cozinhar.
10. Faça uma avaliação do consumo de energia na sua casa. Contrate um profissional para verificar onde e como o consumo de energia em sua casa pode ser mais eficiente. Uma economia de 30% de energia pode evitar 500 quilos a mais de emissões de poluentes por ano.
11. Só use as máquinas de lavar roupas ou pratos quando estiverem completamente cheias. E evite usar água quente: os detergentes atuais são projetados para serem mais eficientes com água fria.
12. Prefira o chuveiro à banheira. Um chuveiro gasta quatro vezes menos energia que um banho de banheira.
13. Use menos água quente. Instale um chuveiro de baixo fluxo de água e deixe de emitir 125 quilos de gases por ano.
14. Evite usar a secadora de roupas: seis meses de roupa pendurada no varal representam 350 quilos a menos de gás carbônico por ano.
15. Faça o isolamento térmico de sua casa e economize 25% na conta de luz.
16. Recicle vidros, plásticos e papéis na sua casa.
17. Recicle seu lixo orgânico: 3% dos gases que provocam o efeito estufa são provenientes do lixo em decomposição, principalmente o gás metano. Você pode usar o lixo orgânico para adubar um jardim, por exemplo. Além de colaborar com a natureza, ajuda a eliminar o mau cheiro.
18. Seja um consumidor inteligente: uma garrafa de dois litros requer menos energia e produz menos lixo que duas garrafas de um litro, por exemplo. E papel reciclado tem exatamente as mesmas propriedades que qualquer outro.
19. Escolha produtos que usem menos embalagem e sempre que puder, prefira os que tenham refil. A natureza e o seu bolso agradecem.
20. Reutilize os sacos de supermercado, mesmo que sejam descaráveis.
21. Tente produzir menos lixo, reutilizando tudo que possa ser utilizado. De uma maneira ou de outra, a maioria dos produtos que compramos produz gases que provocam o efeito estufa ao serem fabricados e/ou distribuídos.
22. Use energia verde. Sempre que puder, opte pelo uso da energia gerada por fontes limpas e renováveis, como energia solar ou energia eólica.
23. Compre produtos cultivados e produzidos localmente. Assim. Você economiza gastos com combustível e mantém o dinheiro circulando dentro da sua comunidade.
24. Prefira comida fresca em vez de comida congelada. A produção de comida congelada consome dez vezes mais energia.
25. Procure e apóie os comerciantes locais especialmente nas feiras de rua.
26. Compre o máximo possível de comida orgânica. O solo do cultivo orgânico captura e guarda bem mais gás carbônico que o da agricultura convencional.
27. Plante uma árvore. Uma única árvore absorve uma tonelada de gás carbônico ao longo de sua vida. E a sombra das árvores sobre sua casa ou apartamento pode reduzir sua conta de luz de 10 a 15%.   (Fonte: Partido Verde)

Baseado no que foi dito acima, concluímos que o Homem não é o único culpado pelo aquecimento global, pois fatores naturais influenciaram esse processo. Contudo, cabe somente a ele a tentativa de reduzir seus efeitos e garantir o futuro dos nossos descendentes, assim como das espécies animais e vegetais ameaçadas.

Não há como simplesmente “retirar” os gases de efeito estufa da atmosfera por estarem presentes em enormes quantidades e por terem longo tempo de vida na atmosfera, mas medidas simples podem ajudar a reduzir suas concentrações.

A conscientização da população é de grande importância na tentativa de redução do aquecimento global. O cidadão comum pode e deve ajudar no combate a seus efeitos, praticando as medidas anteriormente citadas. Além de reduzir a emissão de gases de efeito estufa na atmosfera, algumas dessas medidas ajudam a economizar energia e, consequentemente, dinheiro.


Data: 28/05/2007