MEC debate Refis universitário

De 100 mil contratos oferecidos pelo Ministério da Educação, menos de 60 mil viraram crédito para alunos de faculdades privadas. Um dos motivos, segundo o MEC, foi a falta de interesse das instituições.

Essa é uma das razões para o governo federal investir no refinanciamento das dívidas das mantenedoras com a União, projeto que está sendo chamado de Refis das universidades.

Em audiência pública na Comissão de Educação da Câmara, ontem, o ministro da Educação, Fernando Haddad, explicou que a queda no número de contratos tem mais de uma razão, entre elas, a criação do Universidade para Todos (ProUni) e o fato de o Fies pedir fiador - exigência difícil de ser cumprida.

Segundo Haddad, o governo ainda não tem projeções sobre que aumento a mudança na lei poderia trazer, já que não se sabe exatamente quais dívidas poderiam entrar na negociação.

Data: 30/05/2007