Prêmio Vivaleitura recebe inscrições até o dia 9 de julho

Até 9 de julho, podem ser feitas as inscrições para o Prêmio Vivaleitura 2007, iniciativa dos ministérios da Cultura (MinC) e da Educação (MEC) e da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI). A premiação - que tem execução e patrocínio da Fundação Santillana e apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) - faz parte do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL) e objetiva estimular, fomentar e reconhecer as melhores experiências relacionadas à leitura.

O Prêmio surgiu da intenção de dar continuidade à mobilização pró-leitura empreendida durante o Ano Ibero-americano da Leitura - 2005, o Vivaleitura. Com duração inicial prevista para dez anos (2006-2016), é a maior premiação individual para fomento à leitura no país e, já na sua primeira edição, em 2006, recebeu mais de três mil inscrições. Os vencedores foram: Jegue-Livro, do Maranhão; Cordel: Rimas que Encantam, do Ceará; e Liberdade pela Escrita, do Rio Grande do Sul.

Edição 2007

Instituições, órgãos e pessoas físicas interessadas em concorrer ao Prêmio podem inscrever trabalhos em três categorias (Bibliotecas Públicas, Privadas e Comunitárias; Escolas Públicas e Privadas; e Sociedade: Empresas, ONGs, Pessoas Físicas, Universidades e Instituições Sociais).

Serão selecionados cinco projetos, em cada categoria, para a fase final da premiação, quando uma comissão avaliadora composta por profissionais das áreas de educação e cultura escolherá os três vencedores. Cada um receberá um prêmio de R$ 25 mil e, na categoria Sociedade, também será atribuída Menção Honrosa (medalha) a um projeto de empresa.

Os nomes dos vencedores serão conhecidos em setembro e a entrega dos prêmios ocorrerá durante uma solenidade no dia 30 de outubro, em Brasília. Na ocasião, estarão presentes os 18 finalistas - cinco de cada categoria e três da menção honrosa -, que receberão troféu e diploma, além da publicação dos trabalhos.

Confira o Regulamento.

As inscrições podem ser feitas pela Internet (www.premiovivaleitura.org.br) ou por meio de envio de carta registrada, com aviso de recebimento, para Prêmio Vivaleitura 2007, Caixa Postal 710377, CEP 03410-970, São Paulo – SP. Informações: 0800-7700987 (ligações gratuitas).

Data: 28/05/2007