Opinião - Telmo Silva de Araújo

Mário Araújo Filho

Professor da UFCG

Diz o senso comum: ninguém é insubstituível. Verdade... relativa – porque não é fácil para a sociedade produzir “quadros” como Telmo Araújo, que acaba de nos deixar. Um engenheiro, profissional das ciências exatas, doutor em Engenharia Elétrica, com profunda sensibilidade para as questões das ciências sociais e das humanidades, nacionalmente respeitado. Um professor e pesquisador da engenharia envolvido com os problemas do desenvolvimento humano, econômico e social, da Educação e da Ciência & Tecnologia (C&T) como ferramentas propulsoras do progresso material e humano do País e da região.

Acrescente-se uma enorme capacidade de trabalho e iniciativa, inteligência, qualidades de líder e (por trás da aparência sisuda) atributos de extraordinária pessoa humana – e concluiremos que Telmo não poderá ser substituído apenas por um, mas por vários dos que ficam. Para tentar dar conta das múltiplas atividades a que dedicou sua existência de pouco mais de 60 anos.

Se nos detivermos apenas no campo da universidade, lá deixou marcas de operosidade e compromisso. Chefe de departamento, coordenador de graduação e pós-graduação, contribuiu para consolidar o Curso de Engenharia Elétrica como referência nacional. Galgou todos os níveis da trajetória acadêmica e preocupou-se, antes que muitos, com a necessidade de que o conhecimento produzido nas universidades e institutos de pesquisa ganhasse repercussões concretas no desenvolvimento econômico e social. Daí o seu engajamento e incentivo à existência e ação dos pólos e parques tecnológicos, tendo dirigido um desses pioneiros em nível nacional, a Fundação Parque Tecnológico da Paraíba.

E foi além dos muros da universidade e da busca por um relacionamento academia-empresa mais eficaz, em benefício da sociedade: passou a atuar diretamente na administração pública. No planejamento municipal, como coordenador e secretário. Foi o primeiro titular de uma secretaria do município com a função “tecnologia” explícita em sua denominação, fazendo jus à mais forte vocação de Campina Grande.

Parque Tecnológico, FETEC, FETEC Jovem, SBPC, Museu Vivo de Ciência e Tecnologia, divulgação científica, e muitas outras ações e realizações no campo da C&T, em Campina e na Paraíba – todas com repercussão nacional – tiveram a participação fundamental de Telmo Araújo. Viveu vida fecunda, combateu o bom combate, deixou magnífico exemplo para todos nós.

Data: 27/05/2007