Capes lança programas de cooperação com Portugal e Cuba

Oprtunidade é para professores, pesquisadores e estudantes de doutorado brasileiros que querem atuar em projetos conjuntos de pesquisa que visem à formação de recursos humanos de alto nível em todas as áreas do conhecimento

A Capes lança dois programas de cooperação com instituições de Portugal e de Cuba.

A oportunidade é para professores, pesquisadores e estudantes de doutorado brasileiros que querem atuar em projetos conjuntos de pesquisa que visem à formação de recursos humanos de alto nível em todas as áreas do conhecimento.

Portugal

Até o dia 20 de julho, os interessados podem se inscrever para o programa realizado em parceria com o Gabinete de Relações Internacionais da Ciência e do Ensino Superior de Portugal (Grices).

Os candidatos devem estar vinculados a um programa de pós-graduação stricto sensu avaliado pela Capes. É necessário que cada equipe tenha, pelo menos, dois doutores.

A Capes financia passagens aéreas, seguro saúde e bolsas nas modalidades doutorado-sanduíche e pós-doutorado. São concedidos, também, R$ 10 mil por ano de custeio para a execução do projeto brasileiro.

Cada projeto tem duração de dois anos, podendo ser prorrogado por mais um ano. A liberação de recursos e o início das atividades estão previstos para janeiro de 2008.

Para conferir o edital Capes/Grices acesse http://www.capes.gov.br/bolsas/cooperacao/portugal/grices.html.

Cuba

Já o programa de cooperação científica com o Ministério da Educação Superior (MES) de Cuba tem inscrições abertas até o dia 30 de julho. As propostas de projetos devem ser apresentadas por equipes compostas de doutores, pesquisadores e estudantes de doutorado brasileiros.

Para as missões que envolvem os professores e pesquisadores, são financiadas as passagens aéreas, diárias e auxílio instalação. A permanência máxima é de 60 dias.

Já os estudantes de doutorado e pós-doutorado podem ficar de 60 dias a 12 meses em Cuba. Eles também recebem passagens aéreas, seguro saúde e auxílio instalação. Cada projeto brasileiro recebe R$ 10 mil para custeio.

As propostas para ambos os programas devem estar vinculadas a cursos de pós-graduação avaliados pela Capes, preferencialmente com conceitos cinco, seis ou sete. Todos os coordenadores dos projetos devem ter título de doutor há pelo menos cinco anos.

Para o programa Capes/MES-Cuba, acesse http://www.capes.gov.br/bolsas/cooperacao/cuba/mes_projetos.html.

Informações complementares, pelo fone (61) 2104-8809.

Data: 25/05/2007