Reitor e prefeito discutem sobre cessão de servidores e ampliação da UFCG

O Reitor da UFCG, Thompson Fernandes Mariz, esteve reunido na manhã de ontem, quinta-feira, com o prefeito Veneziano Vital do Rego, quando foram tratados dois assuntos: cessão de servidores para a Prefeitura Municipal de Campina Grande e a ampliação do espaço físico da UFCG, campus de Campina Grande. O encontro foi no gabinete do Reitor.

Thompson informou que conversou com prefeito sobre a tramitação do processo de cessão de professores e servidores que estão em cargos na Prefeitura, dando seqüência ao mesmo assunto, que já foi tratado com o Ministro da Controladoria Geral da União, Waldir Pires, recentemente, quando ficou definido que os processos serão encaminhados para Brasília, a partir do momento que a Prefeitura Municipal dê um de acordo, com os termos das referidas cessões, ou seja, o ressarcimento aos cofres da União dos salários dos respectivos servidores. Segundo o Reitor, isso significa que não pode haver acumulação remunerada com um cargo efetivo e um comissionado, o que quer dizer que o servidor cedido só recebe um salário.

Sobre a ampliação do espaço físico do campus de Campina Grande, ficou definido que a Universidade e a Prefeitura trabalharão conjuntamente para a desapropriação de uma área superior a 10 hectares, que abrange o local onde funcionava a fábrica de calçados Parq, até a fazenda do Dr. Belino Figueiredo. Com a desapropriação, a UFCG pretende construir no local os prédios da Reitoria, do CCBS, outro para a Residência Universitária, entre outros projetos, já que vários setores da Universidade funcionam fora do campus.

O encontro foi considerado pelo Reitor como "produtivo e teve boa acolhida do prefeito". Thompson salientou que a visita do prefeito "foi importante, pois ele foi informado sobre a necessidade da ampliação do campus da UFCG e da real situação do seu espaço físico. Hoje, só em Campina Grande, a Universidade está construindo nove prédios, e é importante que o prefeito ajude a Universidade a se consolidar na cidade como uma Instituição de ensino superior que presta relevantes serviços à sociedade".

Data: 04/11/2005