Unidade Acadêmica de Engenharia Elétrica divulga Nota de Pesar

A Unidade Acadêmica de Engenharia Elétrica da UFCG divulgou, na manhã desta quinta, 24, Nota de Pesar na qual expressa a dor e a tristeza de todos os que integram aquela unidade acadêmica, diante do falecimento do professor Telmo Araújo.

Eis a nota, na íntegra:

“A Comunidade Acadêmica de Engenharia Elétrica da UFCG, professores, alunos e funcionários, vimos manifestar nossa tristeza pelo falecimento do Professor Telmo Silva de Araújo.

Durante mais de vinte anos, o Professor Telmo prestou inestimável contribuição ao Ensino na Graduação e na Pós-Graduação, à Pesquisa e à Extensão em nossa Universidade. Desempenhou também atividades administrativas – foi Chefe do Departamento e Coordenador de Graduação e da Pós-Graduação em Engenharia Elétrica – desenvolvendo profícuas gestões.

Com ampla visão dos problemas do desenvolvimento nacional, em particular no campo da Ciência, Tecnologia e Inovação, Professor Telmo atuou fortemente no âmbito da interação da academia com o setor produtivo, tendo sido membro do Conselho da Associação Nacional de Pólos e Parques Tecnológicos (ANPROTEC ) e dirigente da Fundação Parque Tecnológico da Paraíba (Fundação PAQTCPB).

A administração pública de Campina Grande também contou com o talento e a capacidade de trabalho do Professor Telmo, a exemplo das funções que desempenhou, de Secretário de Planejamento e de Indústria, Comércio e Tecnologia da Prefeitura Municipal de Campina Grande. Atualmente era Presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (FAPESQ).

Não bastasse isso, Professor Telmo ainda dedicou vários anos da sua vida à atuação em entidades e instituições representativas da comunidade científica, a exemplo da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), e órgãos como o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), participando ativamente das lutas em defesa do desenvolvimento científico e tecnológico regional e nacional.

Com seu falecimento prematuro, aos 64 anos, Professor Telmo deixa uma larga folha de serviços prestados à Paraíba e ao País, uma enorme lacuna nos seus vários campos de atuação. Deixa também muita saudade em seus alunos, ex-alunos, amigos e colegas do Departamento de Engenhara Elétrica (DEE), do Centro de Engenharia Elétrica e Informática (CEEI) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

Atenciosamente,

Coordenador Administrativo
Antonio Marcus Nogueira Lima

Departamento de Engenharia Eletrica - DEE