Morre o professor Telmo Araújo

Faleceu nesta quinta-feira, 24, o ex-professor da UFCG e atual presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq), Telmo Silva de Araújo. Vítima de câncer, ele morreu durante a madrugada na Clínica Santa Clara, em Campina Grande, onde estava internado desde o último sábado.

Em nota, a Reitoria da Universidade Federal de Campina Grande manifestou, em nome de toda a comunidade acadêmica, o mais profundo pesar pelo falecimento do ilustre pesquisador, “ao mesmo tempo em que presta condolências a familiares e amigos enlutados pela irreparável perda”.

A Unidade Acadêmica de Engenharia Elétrica, ao qual o professor era vinculado, informou em comunicado que “durante mais de vinte anos, o professor Telmo prestou inestimável contribuição ao ensino na graduação e na pós-graduação, à pesquisa e à extensão em nossa universidade. Desempenhou também atividades administrativas – foi chefe do departamento e coordenador de graduação e da pós-graduação em Engenharia Elétrica – desenvolvendo profícuas gestões. (...) Com seu falecimento prematuro, o professor Telmo deixa uma larga folha de serviços prestados à Paraíba e ao País, uma enorme lacuna nos seus vários campos de atuação. (...) Deixa também muita saudade em seus alunos, ex-alunos, amigos e colegas”.

Natural de Recife, PE, o professor Telmo Araújo tinha 64 anos. Era pós-doutor em Engenharia Elétrica pelo Institut National Polytechnique de Toulouse, na França, e teve um valioso papel no processo de consolidação de Campina Grande como pólo tecnológico.

Foi secretário regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), diretor da Fundação Parque Tecnológico da Paraíba (Fundação PaqTcPB), secretário de Planejamento de Campina Grande, presidente da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), coordenador do Centro de Internalização de Software (TecOut Center) e representante do Governo Federal na China.

Atualmente, além de presidir a Fapesq, Telmo Araújo era membro do Conselho Fiscal do Sebrae Nacional.

O professor foi sepultado no final da tarde, no Cemitério Campo da Paz, em Campina Grande.

Data: 24/05/2007