BBC Brasil busca ancestrais africanos de brasileiros

O serviço brasileiro da BBC, a BBC Brasil, vai traçar o perfil genético de nove brasileiros famosos de origem africana

Celebridades como os músicos Milton Nascimento, Djavan e Seu Jorge e a ginasta Daiane dos Santos participam do projeto que explora a ancestralidade africana da população brasileira.

Os resultados da pesquisa começarão a ser publicados no site da BBC Brasil (http://www.bbcbrasil.com) a partir desta segunda-feira, dia 21 de maio.

O projeto da BBC Brasil é baseado em exames de DNA conduzidos pelo geneticista Sérgio Pena. Os testes serão feitos com base nas análises do cromossomo Y (passado de pai para filho), do DNA mitocondrial (transmitido pela mãe para filhas e filhos), e do DNA genômico, que permite determinar o percentual de genes africanos, europeus e ameríndios na composição de um indivíduo.

Os resultados serão comparadados com o banco de dados de Sérgio Pena para determinar a origem geográfica das amostras colhidas.

"Temos um banco de dados contendo sequências de DNA de milhares de africanos de diversas regiões da África. Poderemos, assim, comparar os dados individuais com esse banco de dados em busca da ancestralidade materna e paterna da pessoa. Pela análise do DNA genômico, poderemos estimar a proporção do genoma que tem origem africana, européia e ameríndia", explicou Pena.

O historiador Manolo Florentino, da UFRJ e autor de diversos livros sobre o tráfico de escravos, colocará os resultados em um contexto histórico.

Daiane dos Santos falou à BBC Brasil sobre o que espera do projeto: "Sei que tenho uma parte africana e uma parte indígena, mas sei muito pouco sobre os meus ancestrais. A minha bisavó por parte de mãe era parte indígena e veio do Uruguai ou do Paraguai. Eu acho que (no meu caso) predomina a parte africana. A gente sabe que a família veio da África, mas não de onde (exatamente)". "Acho bacana a oportunidade de saber saber de onde vêm seus ancestrais."

A coordenadora do projeto, a subeditora da BBC Brasil Silvia Salek, explica que o projeto faz parte da programação especial da BBC pelos 200 anos da adoção da lei que aboliu o tráfico de escravos no Império Britânico.

"É um projeto fascinante e pioneiro no Brasil. Esperamos que os resultados incentivem outros brasileiros, de todas as etnias, a descobrir um pouco mais sobre a contribuição da África para a formação cultural e genética do Brasil", diz Silvia.

As outras personalidades que participam do projeto da BBC Brasil são a atriz Ildi Silva, o "rei do Carnaval" Neguinho da Beija Flor, o jogador de futebol Obina, a cantora Sandra de Sá e o líder religioso Frei David.

Além das análises de DNA, o especial da BBC Brasil traz reportagens sobre como a questão genética tem interferido no debate sobre a adoção de políticas afirmativas para negros no Brasil. Se por um lado, os estudos científicos indicam que o conceito de raça não faz sentido, por outro lideranças do movimento negro dizem que a discriminação se dá com base na aparência, independentemente do que dizem os genes.

Data: 21/05/2007