Programa de cooperação internacional possibilita estrangeiros estudarem na UFCG

Cidadãos estrangeiros, entre 18 e 25 anos de idade, com ensino médio completo e inseridos em programas nacionais de desenvolvimento sócio-econômico acordados diplomaticamente com o Brasil, podem se graduar nas instituições de ensino superior através do Programa de Estudantes Convênio de Graduação (PEC-G) do Ministério da Educação. Na UFCG, são 18 estudantes oriundos, em sua maioria, de paises africanos e que têm o português como idioma oficial.

Administrado pelo Ministério das Relações Exteriores e objetivando formar recursos humanos para os países em desenvolvimento, com os quais o Brasil mantém acordos educacionais ou culturais, o programa define como compromisso do aluno o regresso ao seu país para contribuir com a área na qual se graduou.

Segundo a coordenadora de Programas e Estágios da Pró-Reitoria de Ensino da UFCG, Betânia Maria Oliveira, para este ano a universidade oferece 10 vagas: quatro em Engenharia Agrícola, quatro em Economia e duas em Direito, sendo que destas últimas, uma já foi ocupada.

A coordenadora ressaltou que os alunos devem seguir regras específicas, se adequando à dinâmica da UFCG com obrigações mais rigorosas – diferente do estudante nacional – não podendo ter trabalho remunerado ou participar de manifestações políticas. “Eles não podem ser reprovados na mesma disciplina duas vezes, nem em mais de duas disciplinas no mesmo período, pois devem concluir o curso no tempo mínimo. Retornar para casa e contribuir com seu país”.

Como participar

O estudante interessado deve procurar, em seu país, às missões diplomáticas brasileiras ou repartições consulares para fazer a inscrição, em seguida participar de uma pré-seleção. As missões encaminham a relação dos pré-aprovados à Divisão de Cooperação Educacional do Departamento de Cooperação Científica Técnica e Tecnológica do Ministério das Relações Estrangeiras.

A Divisão de Formação e Treinamento do Ministério das Relações Estrangeiras e a Divisão de Assuntos Internacionais da Secretaria de Educação Superior (SESu) do Ministério da Educação, assessoradas por uma comissão indicada pelo Fórum de Pró-Reitores de Graduação das Universidades Brasileiras, fazem a seleção final, em Brasília.

Não podem participar

Estrangeiro portador de visto de turista, diplomático ou permanente e indivíduo com dupla nacionalidade, sendo uma delas brasileira. Brasileiros dependentes dos pais que, por qualquer motivo, estejam prestando serviço no exterior, também estão excluídos do programa.

Data: 22/05/2007