Workshop sobre Computação Quântica recebe resumos até o dia 31

Evento será realizado pela UFCG em outubro

Encerra-se no próximo dia 31 o prazo para a submissão de resumos para o 2º Workshop-Escola de Computação e Informação Quântica - |WECIQ2007 >, que a UFCG vai realizar de 29 a 31 de outubro no auditório da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (FIEP), em Campina Grande.

O evento visa ampliar o intercâmbio entre pesquisadores da área e instituições do setor de telecomunicações e de informática, além de divulgar a produção técnico-científica nacional. Já confirmaram participação pesquisadores da França, Estados Unidos, Portugal e das principais instituições nacionais de pesquisa do setor.

A computação quântica é uma das teorias científicas mais importantes e revolucionárias da atualidade. É que num computador clássico, cada bit só pode adquirir um valor: "0" ou "1", que são mutuamente excludentes. Já no computador quântico, os bits podem adquirir os valores "0" e "1" simultaneamente. Esta propriedade, chamada de superposição de estados quânticos, permite um ganho inimaginável de velocidade de processamento.

Centros de pesquisa de vários países trabalham no desenvolvimento desta tecnologia, que promete inaugurar uma nova era da informática. Na UFCG, o trabalho é realizado pelo Iquanta - Instituto de Estudos em Computação e Informação Quânticas - composto por pesquisadores dos departamentos de Sistemas e Computação, Física e Engenharia Elétrica.

Data: 19/05/2007