topo_cabecalho
Processadores entram em nova geração de núcleos múltiplos

Se o processador é o cérebro eletrônico, neurocirurgia é pouco para falar dos avanços que suas fabricantes vêm impondo a essas peças.

 

Na semana passada, a Intel, líder do setor, apresentou a sucessora de sua linha Centrino, que tinha o nome-código Santa Rosa.

Marcas como Dell, Lenovo, Gateway e HP, que ao mesmo tempo exibia seu novo portfólio de produtos em Xangai, na China (leia abaixo), já anunciaram máquinas com a nova plataforma. Entre as promessas de melhoria estão a bateria de fôlego prolongado e a resposta mais rápida.

A versão para consumidores domésticos leva o nome de Centrino Duo, incorporando um modelo de núcleo duplo, compatibilidade com a conexão sem fio de padrão 802.11n e recurso que acelera o acesso a dados.

A versão para o mercado corporativo tem o nome de Centrino Pro e permite que problemas na máquina sejam consertados à distância pelo administrador do sistema --tudo remotamente, por meio de conexões sem fio.

A AMD também colocou suas cartas na mesa. Revelou sua linha de processadores Phenon, com estruturas quad core, de múltiplos núcleos, e dual core, de núcleo duplo. Dois modelos quad core devem começar a ser vendidos no segundo semestre, o Phenom FX e o Phenom X4; o dual core Phenom X2 tem estréia prevista para o fim deste ano.

A empresa aposta numa estrutura de chip múltiplo diferente da apresentada pela Intel. A prova dos nove sobre qual a melhor arquitetura virá quando os modelos forem confrontados.


Data: 17/05/2007