Consultor do MEC profere palestra na UFCG

Ele defende um novo modelo de graduação

"Alinhar-se às tendências européias, e não copiá-las," foi o que ressaltou o consultor de educação superior do MEC, Paulo Roberto da Silva, ao proferir palestra sobre a proposta Universidade Nova – que divide a graduação em ciclos, criando um bacharelado interdisciplinar de 3 anos - e o plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni) - que visa reduzir a evasão e ampliar a inclusão - realizada na tarde desta quarta, 16, no campus Campina Grande da UFCG.

Traçando linhas e elencando razões, Paulo Roberto focou a necessidade de mudança dos paradigmas na formação, especialmente nas engenharias, Arquitetura e Agronomia. Ele defendeu uma graduação que distinga a educação dos cientistas da dos engenheiros -desacoplando o básico do profissional - numa espécie de peneira vocacional. "Os novos tempos exigem do profissional um visão humanística, abrangente e aplicada, "cabendo à educação superior capacitá-los de forma crítica e transformadora", disse.

Nesta quinta-feira, 17, Paulo Roberto estará proferindo palestras nos campi Pombal, às 8h30min, e Patos., às 15h.

Exercício profissional

Paulo Roberto também abordou os impactos de uma reforma na educação superior que atinje o exercício da profissão, através de ações do sistema Confrea/Crea. "O diploma não dará mais direito automático ao exercício da profissão. Os conselhos devem assumir as funções de reguladores das condições para o exercício profissional, passando a determinar as condições técnicas para tal".

As palestras são promovidas pela Pró-Reitoria de Ensino - através do Forúm de coordenadores de curso da UFCG - em parceria com Associação Brasileira de Educação Agrícola Superior (ABEAS), e o Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA-PB).

Data: 16/05/2007