British Council oferece bolsas para intercâmbio de jovens pesquisadores brasileiros

Programa de 250 mil libras incentiva o desenvolvimento das relações internacionais entre cientistas do Brasil e do Reino Unido. Inscrições abertas até 2 de junho

O British Council abriu inscrições para o Programa de Intercâmbio de Jovens Pesquisadores entre Brasil e Reino Unido.

A iniciativa tem como objetivo encorajar o intercâmbio de informações, idéias e conhecimento e de fortalecer relacionamentos entre cientistas britânicos e brasileiros dedicados ao estudo e pesquisa de diversas áreas de ciência, engenharia e tecnologia, incluindo ciências sociais e humanas.

Energia e mudanças climáticas, nanotecnologia, biotecnologia, astrofísica, medicina e psicologia são as áreas prioritárias.

As inscrições se encerram em 2 de junho.

Andrea Drapier, diretora do British Council em Curitiba, explica que o objetivo do programa é dar oportunidade a jovens cientistas ainda em início de carreira de trocar conhecimento e experiências com pesquisadores do Reino Unido e somar esforços em seus trabalhos.

"Queremos contribuir para desenvolver uma perspectiva internacional na carreira destes jovens", diz Andrea.

O programa de 250 mil libras esterlinas (cerca de R$ 1 milhão) oferece bolsas a pesquisadores de 27 países, entre eles o Brasil, para visitas de intercâmbio ao Reino Unido que variam de uma semana a três meses de duração.

Cada bolsa é de até cinco mil libras e cobre custos de viagem e manutenção, como hospedagem e despesas necessárias com pesquisa. Mais de uma pessoa do mesmo grupo de estudos pode se candidatar às bolsas, mas as propostas devem ser feitas em separado.

Para se inscrever, o pesquisador deve ter obtido qualificação de doutorado ou estar a doze meses de obtê-la.

O candidato também não deve ter mais de seis anos de experiência como pesquisador ou ter vínculo superior a dois anos com alguma universidade ou instituto de pesquisa.

Informações sobre possíveis parceiros e objetos de pesquisa no Reino Unido podem ser encontrados no site http://www.hero.ac.uk/rae/.

Para informações sobre o programa e acesso ao formulário de inscrições, acesse http://www.britishcouncil.org/br/brasil-science-exchange-collaboration- researcher-exchange.htm.

O formulário de inscrições preenchido deve ser enviado para science.curitiba@britishcouncil.org.br.

O British Council é a organização internacional do Reino Unido para oportunidades educacionais e relações culturais.

Seu trabalho busca estabelecer a troca de experiências e laços que gerem benefícios mútuos entre o Reino Unido e os países onde está presente por meio da atuação em cinco áreas: Educação; Língua Inglesa; Ciências; Artes; Governança e Direitos Humanos.

A organização atua em 223 cidades e 109 países, com parceiros como os governos locais em diversas instâncias, organizações não-governamentais e iniciativa privada. O British Council é uma organização apolítica que trabalha em conjunto com o governo britânico.

No Brasil, tem escritórios em Brasília, Rio de Janeiro, Recife, São Paulo e Curitiba.

Para mais informações, visite o site http://www.britishcouncil.org.br.

Data: 16/05/2007