topo_cabecalho
DirecTV pode testar banda larga via rede elétrica em 2008

Empresa iniciará período de teste em uma das maiores cidades dos EUA

 

O provedor de TV via satélite DirecTV Group pode testar a transmissão de serviços de internet de alta velocidade por redes elétricas em uma grande cidade norte-americana no ano que vem, afirmou o presidente-executivo da companhia.

 

A DirecTV e outras empresas estão conversando com companhias que se especializam em fornecer acesso rápido à Web por meio de redes elétricas, declarou o presidente-executivo do grupo, Chase Carey, durante o Reuters Global Technology, Media and Telecoms Summit, em Nova York.

 

"Não somos os únicos a conversar com eles", disse Carey em resposta a uma pergunta sobre a possibilidade de um teste pela DirecTV em uma grande cidade. "Acredito que vocês verão alguns testes significativos nessa arena."

 

A DirecTV tem interesse em testar a oferta de acesso à internet por meio da rede elétrica em "uma das 50 maiores cidades dos EUA, e com cobertura de pelo menos metade da cidade."

 

Embora a DirecTV e a EchoStar Communications, outra operadora de TV via satélite nos EUA, tenham conseguido manter em ampliação suas bases de assinantes apesar da concorrência cada vez mais severa das operadoras de TV a cabo, analistas de Wall Street vêm questionando há muito que estratégia de banda larga as operadoras de TV via satélite empregarão para combater as pressões competitivas.

 

"Acreditamos que seja bom que exista um terceiro, quarto ou quinto concorrente no mercado de banda larga, e se pudermos ajudar a criar essa situação, e se existir uma oportunidade de investirmos de maneira inteligente ao fazê-lo, nós colocaríamos a idéia em prática", disse Carey.

 

O controle da DirecTV mudará de mão, da News Corp., de Rupert Murdoch, para a Libery Media Holding, de John Malone, antes do final do ano. A Liberty Media é também acionista fundadora do Current Group, um dos pioneiros no uso da rede elétrica para acesso à internet.

 

Carey disse que a empresa havia estudado a tecnologia WiMAX, como fornecida pela Clearwire, para acesso em alta velocidade à internet. E também disse que outra potencial parceria com a EchoStar sobre uma iniciativa para banda larga está sendo discutida, bem como negociações com outras empresas para a oferta de outras opções de banda larga no mercado norte-americano.


Data: 15/05/2007