Escritório de Harvard no Brasil auxilia pesquisadores

Criação do departamento, em 2006, estimulou o crescimento de teses e monografias sobre o país

Numa estratégia para facilitar o intercâmbio de professores e alunos, Harvard conta com diversos escritórios espalhados pelo mundo. No Brasil, o departamento começou a funcionar em junho do ano passado, em São Paulo, e tem ajudado pesquisadores da instituição a fazer estudos no País, o que leva a criação de cursos.

'O fato de o Brasil ser um país importante, fascinante e receptivo também ajuda a aumentar e manter o interesse dos professores', diz o diretor do escritório brasileiro, Jason Dyett.

Tem crescido também o número de monografias e teses focadas no Brasil. David Martin, de 21 anos, que estuda saúde pública, aguarda ansioso pela nota que receberá no trabalho de conclusão de curso que discute a 'resposta brasileira contra a aids'.

'Harvard está acordando para o Brasil', acredita sua colega e aluna de Letras e História Rosa Evangelina Beltran, de 20 anos. Mexicana, veio para os EUA ainda bebê. É a primeira de sua escola pública na Califórnia e de sua família a estudar em Harvard.

O interesse de Rosa pela América Latina a levou primeiro para o departamento de Português. Estudou história e literatura brasileiras e acabou fazendo intercâmbio de seis meses no Rio em 2006.

Hoje, ela e David fazem o curso Português e Comunidade. Como parte das tarefas, Rosa é voluntária no Centro do Imigrante Brasileiro, em Boston. E nas próximas férias de verão trabalhará em uma ONG em São Paulo.

'Nada mais motiva a juventude hoje do que se envolver em comunidades e estudos de países estrangeiros, onde podem fazer diferença', explica Nicolau Sevcenko, professor da Universidade de São Paulo (USP) que ministra aulas sobre o Brasil em Harvard.

Essa convicção o levou a participar e vencer em 2005 um concurso internacional para professor catedrático de história e cultura brasileira em Harvard.

Como ainda não se desligou da USP, dá aulas nos EUA apenas entre fevereiro e junho. Mas já avisa que a mudança logo será definitiva. 'Sair da USP vai ser como cortar uma parte de mim. Mas, ajudando nesse novo projeto de Harvard, posso dar um retorno maior ao meu país e à sociedade.'

Uma de suas incumbências é a de montar um grande acervo de estudos brasileiros em Harvard, com livros, enciclopédias, mapas, vídeos, peças de teatro, espetáculos musicais.

'Aqui, não há limite financeiro para a aquisição desse material. É uma coisa até difícil de acreditar para nós, brasileiros', diz. O projeto inclui ainda a criação de uma rede entre universidades americanas, com troca de informações e pesquisas sobre o Brasil.

Na aula de Sevcenko, ele conta da renúncia de Jânio Quadros, do AI-5 e inclui um comentário sobre a crise aérea recente no País e a reação dos militares.

A americana Raquel Kennon, aluna de pós-graduação que sonha em conhecer a Bahia, anota palavra por palavra. 'O Brasil é um novo campo de pesquisa que está se abrindo. Há muito o que aprender.'

Data: 14/05/2007