Fundadores do Skype lançam programação de TV pela web em junho

Os fundadores do Skype preparam para junho o lançamento da programação de TV do Joost. A plataforma de televisão pela internet oferecerá programas de dezenas de canais de todo o mundo, informaram hoje fontes da companhia em Londres.

Os suecos Janus Friis e Niklas Zennström, que venderam o programa de telefonia pela internet à casa de leilões eBay por US$ 2,6 bilhões em 2005, investiram os últimos dois anos no preparo deste novo projeto, que até agora era conhecido como projeto Veneza.

A Joost informou hoje que cinco companhias, entre elas o canal norte-americano CBS e a gigante de comunicação Viacom, proprietária do canal MTV, investiram US$ 45 milhões na nova plataforma.

A operação também teve a participação das sociedades de capital de risco Index Ventures e Sequoia Capital, além de Li Ka-shing, presidente do conglomerado tecnológico Hutchison Whampoa, de Hong Kong.

Tanto a Viacom como a CBS negociaram com o YouTube (do Google) para emitir seus programas nessa plataforma, mas as conversas não prosperaram.

A Viacom também negociou no início deste ano com os gigantes da comunicação News Corporation e NBC Universal para lançar um serviço ao estilo do YouTube, mas a idéia não foi adiante devido a divergências.

O programa para usar o Joost poderá ser obtido gratuitamente no site www.joost.com e oferecerá programas de canais de todo o mundo, entre eles de música (como a MTV), de humor (Paramount) e de documentários da National Geographic (Fox), ou ainda de esportes.

Até o momento, a companhia fechou acordos com mais de 150 redes de língua inglesa e, atualmente, está em conversa com canais de televisão em espanhol.

O novo programa oferecerá imagens de grande qualidade em tela cheia. Seus responsáveis não descartam incluir canais ao vivo no futuro.

Data: 11/05/2007