Estudantes brasileiros vencem competição de aviação nos EUA

Universitários brasileiros foram premiados no SAE Aerodesign East Competition, concurso que reuniu estudantes de engenharia do mundo todo nos Estados Unidos. O evento, realizado pela SAE International ocorreu em Forth Worth (Texas) entre os dias 4 e 6 deste mês. A equipe EESC-USP Open, da Escola de Engenharia de São Carlos da USP, foi a campeã na classificação geral do evento.

O desafio reuniu 62 equipes em três categorias (Open Class, Regular Class e Micro Class), de vários países das Américas e Europa.

Os alunos do interior paulista apresentaram um avião de cinco quilos que ganhou na Open Class e levou os troféus de maior peso carregado (19,2 quilos) e de projeto mais inovador.

O monoplano com capacidade para carregar até 20 quilos em carga útil apresentou como ponto forte a leveza do projeto, obtida com a utilização de vários materiais, principalmente madeira balsa, e a aplicação de elastômero (espécie de borracha) no lugar da mola de fibra do sistema de amortecimento. Além da tecnologia em materiais, a equipe enfrentou o desafio de projetar uma aeronave para decolar em uma distância somente 30 metros --no ano passado, a distância era de 60 metros.

Outra equipe brasileira, a Uirá, da Universidade Federal de Itajubá (MG), ficou na terceira colocação pela Regular Class e recebeu duas menções honrosas: melhor trajetória de vôo e maior peso carregado da categoria (14,2 quilos), o que lhe rendeu o troféu Itinerante (pela terceira vez consecutiva concedido a uma equipe brasileira).

Além das equipes EESC-USP e Uirá, o Brasil foi representado pela equipe Keep Flying, da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli/USP), na Regular Class, que ficou em oitavo lugar na classificação da competição.

As três equipes brasileiras ganharam o direito de disputar a Competição norte-americana após conquistarem as melhores pontuações na 8ª Competição SAE Brasil AeroDesign, realizada em setembro de 2006 no CTA (Comando-Geral de Tecnologia Aeroespacial), em São José dos Campos (SP).

A SAE International é uma associação sem fins lucrativos e que congrega pessoas físicas (engenheiros, técnicos e executivos) em prol da disseminação de técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade terrestre, marítima e aeroespacial. Foi fundada em 1905 e teve entre seus membros Henry Ford, Thomas Edison e Orville Wright. Hoje, agrega 85 mil sócios em 93 países.

Data: 11/05/2007