Bahia quer alfabetizar um milhão de jovens e adultos

Para enfrentar com eficiência o desafio de alfabetizar um milhão de jovens e adultos até 2010, técnicos da Secretaria Estadual de Educação da Bahia participaram nesta quinta-feira, 10, em Salvador, de reuniões com o Ministério da Educação. O encontro com o secretário de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, Ricardo Henriques, foi para conhecer e tirar dúvidas sobre as ações do Programa Brasil Alfabetizado.

O ponto principal da primeira reunião foi como articular as ações de alfabetização entre o Ministério da Educação, o governo da Bahia, universidades públicas federais e estaduais e organizações não-governamentais parceiras do Brasil Alfabetizado. Segundo a superintendente de educação básica na Bahia, Ana Teixeira, o estado precisa de apoio técnico e financeiro para dar conta da tarefa. Na parte de apoio técnico, o MEC prometeu que vai enviar ao estado três consultores do Brasil Alfabetizado, que auxiliarão os municípios que aderirem ao programa no diagnóstico da realidade, definição de metas e aferição de resultados.

Outro encontro aconteceu na reitoria da Universidade Federal da Bahia (UFBA) com representantes desta instituição, da Federal do Recôncavo Baiano (UFRB) e das universidades estaduais da Bahia (Uneb), de Santa Cruz de Cabrália (Uesc) e do Sudoeste da Bahia (Uesb). Ricardo Henriques pediu a colaboração das instituições na formação de alfabetizadores e de coordenadores de turmas que vão trabalhar na alfabetização de jovens e adultos no estado.

Data: 11/05/2007