Ministério financia permanência de alunos na Universidade

Alunos carentes da Universidade Federal da Bahia (UFBA) contarão com R$ 2,4 milhões como incentivo para continuar estudando. O dinheiro destinado pelo Ministério da Educação à UFBA financiará 600 bolsas de permanência a estudantes de graduação

"A maioria é cotista", disse o pró-reitor de Assistência Estudantil, Álamo Pimentel, na entrega das bolsas, nesta quarta-feira, 9, em Salvador. Na UFBA, dos 27 mil alunos, cinco mil são cotistas. As bolsas fazem parte do Programa Permanecer, criado no final de 2006 com recursos do MEC.

Para receber o benefício, o estudante precisa fazer parte de projeto apresentado por professores da instituição. Foram 376 projetos inscritos e 299 selecionados. A aluna Daniela de Jesus, de 27 anos, é cotista e estuda museologia.

Ela receberá bolsa e fará pesquisas que servirão para subsidiar o trabalho dos monitores do Museu Afro-Brasileiro, de Salvador. Outro projeto selecionado permitirá que alunos de física dêem aula a estudantes de comunidades carentes. A bolsa é de R$ 300,00 mensais com duração de um ano.

Segundo o ministro da Educação, Fernando Haddad, o programa ajuda a criar um sistema sólido de educação superior capaz de atender às demandas sociais. Durante a entrega das bolsas na UFBA, o ministro mandou uma mensagem aos novos bolsistas: "Espero que vocês sejam grandes profissionais e que possam contribuir para o futuro do país".

Data: 10/05/2007