Universidade catarinense oferece licenciatura em libras a distância

Garantir a inclusão social de surdos na sociedade por meio de formação acadêmica e, com isso, abrir espaços no mercado de trabalho é a proposta da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A instituição oferece o curso a distância de licenciatura em letras na língua brasileira de sinais, a libras.

Promovido em parceria com as secretarias de Educação a Distância (Seed/MEC) e de Educação Especial (Seesp/MEC), o curso foi desenvolvido em rede nacional com mais oito instituições educacionais. Cada uma delas oferece 55 vagas, além de outras 60 no pólo da UFSC. O propósito é o de formar o professor para o ensino de libras como primeira língua ao lecionar para alunos surdos e como segunda para os que falam o português.

Aqueles que concluírem o curso poderão atuar na formação de professores em nível universitário, de fonoaudiólogos e de alunos surdos e ouvintes. Os alunos receberão a titulação da UFSC como licenciados em língua brasileira de sinais para atuar como professores em diferentes espaços educacionais.

Compõem a rede o Instituto Nacional de Educação de Surdos (Ines/MEC), no Rio de Janeiro, a Universidade de Brasília (UnB), a Universidade de São Paulo (USP), as universidades federais do Amazonas (Ufam), do Ceará (UFC), da Bahia (UFBA) e de Santa Maria (UFSM) e o Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet) de Goiás.

Data: 10/05/2007