Professores da UFCG participam da reforma curricular da rede estadual de ensino

Referenciais Curriculares do Ensino Médio e Normal é o tema do evento que está reunindo mais de 400 profissionais ligados à educação, a exemplo de diretores e professores. O encontro se realiza desde a última segunda-feira, 7. A proposta é de uma reforma no currículo, baseada na determinação do MEC, tendo como alvo professores e diretores da rede estadual de ensino.

De acordo com o professor de Física da UFCG, em Cajazeiras, Rafael de Lima Rodrigues, um dos desafios é introduzir a Física Moderna no Ensino Médio, incluindo fatos que aconteceram de 1900 até os dias de hoje, como a Teoria da Relatividade, de Einstein, e Física Quântica. "Pretendemos trabalhar até agosto com professores representantes de todas as escolas estaduais da Paraíba", disse. Esse trabalho será realizado nos centros de treinamento que ficam em João Pessoa, Alagoa Grande e Sousa.

Outra proposta para que a reforma curricular seja colocada em prática émodificar também a forma como é realizado o processo vestibular. A UFCG já fez isso, como afirmou Rafael. Segundo ele, uma das metas é fazer com que a Física, por exemplo, fique mais próxima do cotidiano do aluno. "Com a mudança, eles terão que pensar mais para aprender, mas esse aprendizado se tornará menos complicado, porque vai envolver o que acontece no dia a dia", garantiu o professor. "A Coperve também deverá mudar, passando a adotar esses novos referenciais", acrescentou.

O objetivo principal da discussão para a reforma do currículo é despertar o interesse do aluno, dando a ele um estímulo maior e desenvolvendo sua vontade e dedicação. "Estou entrando com um olhar crítico, provocando a teoria e a prática para fazer parte de um todo", disse Rafael. Na disciplina de Física, especificamente, uma das idéias é instalar um laboratório em cada escola, o que tornará as aulas muito mais proveitosas, já que só a teoria não surte o mesmo efeito de uma aula prática. "Costumo comparar uma aula apenas teórica como uma moeda sem cara. Fica faltando alguma coisa", disse.

Todas as disciplinas do currículo básico estão sendo abordadas no evento, que será encerrado hoje, ao meio dia, no Hotel Caiçara, orla de João Pessoa. As atividades estão sendo coordenadas pela professora Girleide Medeiros de Almeida Monteiro. O secretário estadual de Educação, Neroaldo Pontes, e a professora da UFPB, Rosa Godoy, participaram da abertura do evento.

Data: 10/05/2007