Bolsistas da Capes reclamam de atraso no pagamento das bolsas

Em nota, Capes informa que "os repasses dos recursos financeiros para o pagamento das mensalidades das bolsas vigentes têm sido feitos regularmente e que as mesmas terão sua manutenção garantida até o final do período previsto para a titulação"

Nos últimos dois dias a redação do Jornal da Ciência recebeu seis mensagens por cooreio eletrônico com reclamações pelo "atraso" no pagamento de bolsas.

A maioria das cartas reclama do não pagamento das bolsas que começariam este ano, no mês de março, e citam que isso prejudica o rendimento dos alunos.

Também reclamam que muitos bolsistas deixam o trabalho pela necessidade da dedicação exclusiva e que a bolsa seria a única fonte de recursos.

A Capes responde que "as bolsas novas a serem implementadas, no ano de 2007, serão retroativas ao mês de março".

Porém, a instituição frisa que "não se responsabiliza por qualquer expectativa de concessão de bolsas transmitidas pelo cursos de pós-graduação aos seus estudantes, antes da divulgação oficial da agência no que concerne à concessão das bolsas a serem disponibilizadas para cada instituição".

Leia a íntegra da nota com esclarecimentos sobre a concessão de bolsas da Capes 2007, assinada por Denise de Menezes Neddermeyer, diretora de programas substituta da instituição:

"A Capes informa que os repasses dos recursos financeiros para o pagamento das mensalidades das bolsas vigentes têm sido feitos regularmente e que as mesmas terão sua manutenção garantida até o final do período previsto para a titulação.

Esclarece, também, que dos 148 mil discentes de pós-graduação em atividade no país, aproximadamente 1/3 dos alunos contam com bolsas de estudo apoiadas pelo conjunto das agências de fomento atuantes na pós-graduação.

Do total das bolsas concedidas, 58% são financiadas com recursos repassados pela Capes. A demanda por novas bolsas de estudo cresce cerca de 10% ao ano. Essa expansão extrapola a capacidade de crescimento orçamentário das agências e, em particular a da Capes, com vistas ao apoio às bolsas de estudo no país.

Assim sendo, a concessão de bolsas, para o ano de 2007, que será divulgada o mais breve possível, atenderá - entre outros - os seguintes critérios:

1) a necessidade de alinhamento dessa concessão com o planejamento da instituição no âmbito do novo Plano Plurianual-PPA;

2) atualização da concessão de bolsas às novas linhas políticas da instituição;

3) definição das áreas prioritárias de acordo com as diretrizes estratégicas definidas pelo Governo Federal, tais como a Política Industrial, Tecnologia e de Comércio Exterior;

4) priorização das áreas nitidamente acadêmicas e das questões regionais.

A Capes reafirma seu comprometimento com o Sistema Nacional de Pós-graduação e informa que continuará trabalhando para a ampliação e atualização do valor das bolsas.

Nesse sentido, reitera que as bolsas novas a serem implementadas, no ano de 2007, serão retroativas ao mês de março.

No entanto, a Capes não se responsabiliza por qualquer expectativa de concessão de bolsas transmitidas pelo cursos de pós-graduação aos seus estudantes, antes da divulgação oficial da agência no que concerne à concessão das bolsas a serem disponibilizadas para cada instituição."

Data: 09/05/2007