Cajazeiras vai sediar o novo curso de Medicina da UFCG

Decisão foi tomada no final da tarde desta quarta pelo Colegiado Pleno da instituição

Com 30 votos a favor, 12 contra e 6 abstenções, foi aprovado em reunião extraordinária do Colegiado Pleno do Conselho Universitário da UFCG, na tarde desta quarta-feira, 9, o parecer do relator do processo de deliberação para criação do curso de Medicina no Sertão. O relatório indica a cidade de Cajazeiras para sediar o novo curso da instituição.

Ao longo do dia, vários conselheiros fizeram o uso da palavra, expondo seus pontos de vista, contrários ou não, ao parecer do relator Paulo de Freitas Monteiro, diretor do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS).

No documento, o relator levou em consideração uma nova dimensão, desconsiderada em relatório anterior, que foi a relevância social. “A implantação de um curso desta natureza na região polarizada por Cajazeiras teria um impacto social muito maior, já que aquela área, segundo dados oficiais, apresenta um quadro de maior gravidade”, justificou.

“Além disso, houve, no relatório da Comissão, uma supervalorização dos pontos dados à rede de saúde existente nas cidades avaliadas, diante da qual a estrutura acadêmica se tornava menos importante”.  Outro ponto destacado por Paulo de Freitas é a vocação da cidade de Cajazeiras para a área de Saúde, que já possuiu dois cursos de Enfermagem, um técnico e um superior.

No relatório anterior, a Comissão de Avaliação designada pelo reitor Thompson Mariz havia indicado a cidade de Patos, ressaltando, entretanto, que “desde que sejam realizados os investimentos necessários nos campi e na rede SUS, o curso pretendido pode ser implantado em qualquer uma das cidades avaliadas”.

Segundo a Secretária dos Órgãos Deliberativos da Administração Superior, Maria do Socorro Pereira, a matéria agora seguirá vários trâmites administrativos. “O projeto político pedagógico do novo curso será enviado para apreciação e aprovação na Câmara Superior de Ensino, a quem cabe autorizar a criação de cursos de graduação da universidade. Depois, a solicitação será enviada ao MEC”, informou.

Para o reitor Thompson Mariz, “a UFCG, num dia histórico, cumpriu o seu papel de universidade cidadã. Mostrou à sociedade como se conduz um processo cívico, com extrema democracia, onde todos, incluindo segmentos externos à universidade, defenderam seus posicionamentos e questionaram diretrizes num grande confronto de idéias”.

“Saio com a consciência tranqüila, em paz, porque o resultado foi referendado por 30 dos 48 conselheiros, consolidando que o discurso do reitor, quanto à possibilidade de criação de um novo curso de Medicina, não era utópico; e que em breve será uma realidade”, finalizou.

Data: 09/05/2007