UFCG dá início às Jornadas Física 21

Projeto de extensão universitária tem por objetivo atualizar professores da rede pública

Cerca de 50 professores estiveram presentes à primeira edição das Jornadas Física 21 - A Física do Século XXI e o seu Ensino Atual, projeto de extensão universitária que a UFCG iniciou no último sábado, 5, no Colégio Alfredo Dantas, em Campina Grande, com a participação dos professores Alexandre Medeiros, da UFRPE, e Carlos Ruiz, da UERN. O projeto tem por objetivo atualizar os professores de Física das escolas públicas de Ensino Médio.

Segundo o coordenador do projeto, João Tertuliano, da Unidade Acadêmica de Física, a próxima jornada será no dia 2 de junho, no Colégio Motiva - Centro. “Como não há escolas públicas no centro da cidade, e desejamos atender o maior número possível de professores, realizaremos as jornadas em sete das dez escolas particulares situadas no centro de Campina Grande”, explicou. “Neste ano, esperamos realizar sete jornadas, com duas palestras e uma oficina cada, sempre aos sábados”.

A programação do dia 2 tem início às 10h, com a participação do professor Henrique Bezerra, de Fortaleza, CE, que tratará do tema A conservação do momento linear e da energia mecânica. Às 14h será a vez de Nairon Júnior, de Recife, PE, cuja palestra Ensinando Física a partir da Música, promete agradar até quem nem se interessa tanto pela matéria. “Já assisti a palestra duas vezes e as demonstrações são sempre divertidíssimas. Músicos trazem seus instrumentos e inquietações e fazem a festa!”, avisa Tertuliano.

A partir das 16h, juntamente com os professores Laerson Duarte e Pedro Luiz, da UFCG, o coordenador realizará experimentos e a apresentação de questões e exercícios. “Seguiremos com discussões de questões e exercícios pertinentes a alguns experimentos factíveis em laboratórios e salas de aula de escolas de Ensino Médio”, finalizou.

Veja os temas e as datas previstas

2 de junho - Leis de conservação: momento linear e energia mecânica;
30 de junho  Eletrostática e Magnetismo;
1 de setembro - Circuitos Elétricos e Circuitos Magnéticos;
6 de outubro - Calor, temperatura e trabalho, máquinas térmicas e refrigeradores;
3 de novembro - Ótica Geométrica, Ondas Mecânicas e Ondas Eletromagnéticas;
1 de dezembro - Física Moderna no Ensino Médio: condicionantes, experimentos.

Data: 08/05/2007