topo_cabecalho
Avanço do etanol é irreversível, diz Lula

Presidente afirmou que "o mundo vai se curvar aos biocombustíveis"

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou ontem que o mundo vai "se curvar" aos biocombustíveis e deixou claro que o Brasil não cederá a críticas relacionadas ao avanço das áreas de plantio de cana-de-açúcar.

Durante a cerimônia de abertura da feira de gado Expozebu 2007, em Uberaba (MG), Lula caracterizou como "irreversível" a evolução do álcool e do biodiesel e voltou a colocar o Brasil em uma posição privilegiada em relação a outros competidores internacionais.

"Podem falar o que quiserem, mas é irreversível. O mundo vai se curvar aos combustíveis renováveis e, na hora em que o mundo se curvar, não terá ninguém para competir com o Brasil", disse, destacando que isso não significará redução da área de plantio de alimentos.

Em ocasiões anteriores, Lula assegurou o plantio de alimentos, argumentando que um cidadão sempre pensará primeiro em garantir sua própria energia por meio da alimentação, para depois pensar naquela que alimenta seu carro.

O presidente aproveitou a presença dos criadores de gado para destacar que, na medida em que a tecnologia avançar no setor pecuário, será necessário um espaço cada vez menor para o pasto.
Em um recado aos críticos da evolução das áreas de plantio de cana, Lula afirmou que o Brasil não se submeterá às pressões.

"O que a gente não pode é ceder aos discursos dos adversários, que lá da Europa vão dizer: "não, vai invadir a Amazônia". Quem tem interesse em defender a Amazônia somos nós e não eles. Nós temos interesse em defender a Amazônia", afirmou.

"O que não pode é exigir que continuemos eternamente pobres e miseráveis. Não, nós temos vocação." Lula disse que o Brasil tem 440 milhões de hectares de terras e apenas 1% desse total é utilizado para o plantio de cana.


Data: 04/05/2007