topo_cabecalho
No ar, a webTV da UFRJ

Desde esta quarta-feira, a UFRJ disponibiliza mais um canal de divulgação de notícias, de debates e das pesquisas acadêmicas desenvolvidas pela instituição: a WEBTV da UFRJ

O projeto, idealizado e produzido pela Divisão de Audiovisuais e Multimídias da Coordenadoria de Comunicação (CoordCOM) com o apoio do Núcleo de Computação Eletrônica (NCE), pretende aliar informação, entretenimento e agilidade, experimentando, no meio digital, novas linguagens e formatos televisivos.

A TV online, disponível no link http://www.webtv.ufrj.br, terá uma grade de programação, dividida em 9 faixas temáticas, que, além de debater questões pertinentes à atualidade, funcionará também como difusora do conhecimento científico.

O canal de WEBTV universitário trará ainda transmissões ao vivo de eventos e uma revista eletrônica semanal, com duração de 12 minutos e com linguagem e dinâmica apropriadas para a Internet.

Para Sérgio Duque Estrada, coordenador do projeto, a maior vantagem da WEBTV da UFRJ é a interatividade que ela proporcionará ao espectador: "Ela é um canal interativo. Ainda não atingiu sua plenitude hoje, mas, em breve, o usuário poderá interferir na programação. Mesmo com a programação normal rodando, ele poderá assistir a um outro programa que lhe interesse mais. Para isso, bastará que ele clique no ícone desejado; um frame da matéria se abrirá, e um breve resumo do que é o programa será descrito", explica.

Os usuários poderão acessar também o conteúdo, apurado para produzir as matérias, que não foi ao ar: "Isso permitirá aos internautas aprofundar o tema e a realidade colocada na reportagem, facilitando a pesquisa e o aprofundamento das discussões A pessoa tem não só a possibilidade de assistir como também de saber mais sobre aquele assunto, ela poderá conferir os dados das reportagens, o que dá consistência à programação que está sendo veiculada", esclarece Sérgio Duque Estrada.

Trabalhando com uma qualidade de vídeo superior a de sites com propostas semelhantes e com um sistema de carregamento de vídeos que reduz ao mínimo os problemas de congelamento de imagens durante a execução do arquivo, a WEBTV da UFRJ adota tecnologia open source e não softwares proprietários.


Data: 03/05/2007