topo_cabecalho
Gestos de macacos "revelam origens da linguagem humana"

Só primatas superiores e homens usam os membros para gesticular

Um estudo da Universidade Emory, EUA, afirma ter encontrado indícios de que primatas evoluídos usam gestos para se comunicar de forma semelhante aos humanos.

A descoberta, publicada na revista especializada Proceedings of the National Academy of Sciences, pode ajudar os especialistas a entender o desenvolvimento da linguagem dos homens.

Muitos defendem a tese de que a linguagem foi criada a partir de uma comunicação gestual com as mãos.

"A idéia é que começamos a desenvolver a linguagem não pela fala, mas por meio de gestos", afirmou o pesquisador Frans de Waal, que participou do estudo.

Os cientistas do Centro de Primatas Yerkes da Universidade americana estudaram chimpanzés e bonobos, também conhecidos como chimpanzés pigmeus, e perceberam que eles usam gestos com muito mais flexibilidade do que expressões vocais e faciais.

Um chimpanzé macho, por exemplo, pode pedir comida para outro chimpanzé simplesmente lhe estendendo o braço com a mão aberta.

Convite sexual

O especialista explica que o mesmo gesto, entretanto, é usado pelos machos para convidar uma fêmea para manter relações sexuais ou, no caso de dois machos, como gesto de pazes, após uma briga.

"O mais típico é que usam o gesto para pedir comida. Mas eles podem usá-lo para coisas completamente diferentes", afirma de Waal.

Estes usos específicos dos gestos são uma das principais distinções entre os primatas superiores de outras espécies, segundo o pesquisador.

Embora todos os primatas utilizem expressões vocais e faciais para se comunicar, só os superiores - chimpanzés, bonobos, orangotangos e gorilas - também usam gestos da mesma forma que os humanos.

Quando os primatas gesticulam, eles usam a mão direita, que é controlada pelo lado esquerdo do cérebro, o mesmo que controla o centro de linguagem no cérebro humano.


Data: 02/05/2007