Número de inscrições para a UAB supera expectativas

Com o encerramento do prazo de inscrições de projetos no âmbito do segundo edital do programa Universidade Aberta do Brasil (UAB), na sexta-feira, dia 20, o MEC registrou 805 inscrições de propostas de pólos de apoio presencial.

Além disso, 123 instituições de ensino superior apresentaram propostas de cursos, a serem iniciados em 2008, para a implantação do sistema UAB. A novidade é a incorporação das universidades públicas estaduais e municipais.

Segundo o secretário substituto de educação a distância, Hélio Chaves Filho, o número de propostas foi duas vezes superior ao do primeiro edital, no qual foram selecionadas 49 instituições federais - universidades e centros federais de educação tecnológica (Cefets) - para a oferta de 794 cursos superiores, 520 dos quais voltados para a formação inicial e continuada de professores da educação básica. Os cursos serão levados, ainda este ano, aos 291 pólos de educação a distância em todos os estados.

Por meio do programa UAB, o governo federal está implantando um amplo sistema nacional de ensino superior a distância, com a participação de instituições públicas de educação superior e em parceria com estados e municípios. Dessa forma, estabelece um regime de colaboração sem precedentes na área.

O principal objetivo da UAB é oferecer formação inicial a professores de educação básica em efetivo exercício na rede pública que ainda não tenham título superior. Isso significa atender uma grande demanda, formar professores e garantir formação continuada a quase dois milhões de profissionais que carecem de atualização permanente.

Após as inscrições, os proponentes devem apresentar a documentação comprobatória dos projetos a serem avaliados. O MEC promoverá processo seletivo para selecionar pelo menos mais 250 pólos.

Mais informações na página http://www.uab.mec.gov.br/ eletrônica da UAB.

Data: 26/04/2007