Abertas inscrições para o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba

Eleição escolherá 60 membros titulares. UFCG integra entidade

Prosseguem até o dia 4 de maio as inscrições para a eleição dos membros do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba (CBH-PB). O comitê, que conta com a participação da UFCG, é um órgão colegiado com funções consultivas, normativas e deliberativas com o objetivo de gerenciar os recursos hídricos na bacia do rio Paraíba.

Segundo a professora Márcia Maria Rios Ribeiro, da Unidade Acadêmica de Engenharia Civil da UFCG, integrante da Diretoria Provisória do CBH-PB, o comitê será composto por 60 membros titulares e seus respectivos suplentes, distribuídos da seguinte forma: sociedade civil: 18 membros; usuários de água: 24, e poder público: 18, sendo 2 federais, 4 estaduais e 12 municipais.

Ela informa ainda que o CBH-PB será o primeiro comitê de bacia a ser instalado no Estado da Paraíba, passando a compor o Sistema Estadual de Gerenciamento de Recursos Hídricos. “Atendemos, desta forma, aos fundamentos da Política Nacional de Recursos Hídricos, que determina que a gestão das águas deve ser descentralizada e participativa”, disse.

Entidades da sociedade civil e de usuários de água podem se inscrever na Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (AESA), situada no prédio do Centro de Tecnologia e Recursos Naturais (CTRN), no campus da UFCG, no bairro de Bodocongó, em Campina Grande.

Cada entidade poderá participar do processo eleitoral com um representante. A documentação relativa ao processo eleitoral do CBH-PB pode ser encontrada em http://www.aesa.pb.gov.br/index.php.

Data: 25/04/2007