Universidades russas abrem vagas para brasileiros

As vagas preferenciais são válidas para o embarque de estudantes de setembro, e estão abertas para todas as áreas acadêmicas. Inscrição vai até 1º de junho

Cinco instituições russas estão oferecendo vagas preferenciais para brasileiros, num total de 120 lugares. As vagas são válidas para a Universidade Estatal de Bélgorod, a Universidade Politécnica de São Petersburgo e para as instituições baseadas em Moscou Universidade da Amizade dos Povos, Academia Médica Sechenov e Universidade de Moscou Lomonosov. A iniciativa é parte do programa de estudos da Aliança Russa de Ensino Superior.

Essas vagas preferenciais são válidas para o embarque de setembro, e estão abertas para todas as áreas acadêmicas. Em todas as instituições existem brasileiros estudando atualmente.

Embora não seja aplicado um teste tradicional como o vestibular brasileiro, o interessado em estudar na Rússia passa por um processo seletivo, avaliado pela universidade de sua escolha e administrado pela Aliança Russa no país. Depois do primeiro contato, o interessado passa por uma avaliação que inclui, entre diversos processos, reunião com os pais, análise de histórico escolar, exames de saúde, exames toxicológicos e checagem de antecedentes criminais.

Os interessados devem procurar a Aliança Russa de Ensino Superior até 1º de junho, para dar início ao processo de seleção para o embarque de setembro de 2007.

Data: 24/04/2007