topo_cabecalho
Semi-árido paraibano vai receber unidades de dessalinização

Iniciativa é fruto de convênio firmado entre a UFCG, a AESA e o Ministério do Meio Ambiente

Convênio firmado entre a UFCG, a Agência Executiva de Gestão das Águas (AESA) e o Ministério do Meio Ambiente (MMA) vai permitir a construção, nos próximos quatro meses, de duas unidades demonstrativas de sistema de dessalinização, na região do semi-árido paraibano, mais especificamente no distrito de Pindurão e no município de Assunção. O objetivo é produzir água para o consumo humano, plantio e para a produção de peixes.

Nas unidades, a água retirada do subsolo, com alto teor de sal, é tratada no dessalinizador para consumo humano, e os resíduos (rejeitos) desse procedimento são transportados para tanques, servindo para a engorda de camarões e peixes. O restante da água salobra é utilizado para a irrigação da planta erva-sal (atriplex), que, misturada a outras plantas forrageiras, será usada como ração para animais.

Na Paraíba, atualmente, existem 35 dessalinizadores, que são monitorados pelo Governo do Estado Paraíba, através da AESA, em parceria com Laboratório de Dessalinização da UFCG (LABDES), que repassa e acompanha os métodos e técnicas que devem ser utilizados no processo e auxiliam na mobilização social para a gestão das unidades.

LABDES

O LABDES é vinculado à Unidade Acadêmica de Engenharia Química, do Centro de Ciências e Tecnologia da UFCG. Tem coordenado tecnicamente o Programa Nacional de Dessalinização da Secretaria de Recursos Hídricos (SRH) do Ministério do Meio Ambiente (MMA), sendo responsável pelos projetos e implantações de sistemas de dessalinização via osmose inversa para atender a pequenas e médias comunidades de vários estados do Nordeste.


Data: 24/04/2007