topo_cabecalho
Aneel debate distribuição de energia para promover acesso à internet

O uso da rede de distribuição de energia elétrica para promover o acesso à internet (com a tecnologia Power Line Communications - PLC) será tema de debate na Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) nos próximos dias 3 e 4 de maio.

 

A expectativa da agência é a de que o debate contribua para os estudos da agência na elaboração de um regulamento específico sobre o emprego comercial da tecnologia, previsto para 2008.

 

A tecnologia ainda não está em uso no país comercialmente, mas já está sendo testada por empresas como a Light (RJ), Eletropaulo (SP) Copel (PR) e Celg (GO).

 

Em parceria com a Eletrobrás, a Eletronorte, o Ministério das Comunicações, a prefeitura de Barreirinhas e a APTEC (Associação de Empresas Proprietárias de Infra-estrutura e Sistemas Privados de Telecomunicações), a Cemar também iniciará testes com a tecnologia a partir de julho.

 

Por meio do projeto "Vila Digital", serão instalados 150 pontos de acesso gratuito à internet em escolas, postos de saúde, órgãos públicos, residências e pequenas empresas da cidade maranhense de Barreirinhas.

 

Na Aneel, o debate envolverá especialistas brasileiros e estrangeiros envolvidos no desenvolvimento da tecnologia, que discutirão as possibilidades e limitações do uso da rede de distribuição de energia elétrica para comunicação.

 

O evento também vai abordar os avanços da regulamentação do uso da tecnologia no Brasil e as regras adotadas nos Estados unidos, Europa e Ásia.

 

A expectativa é a de que os benefícios da tecnologia promovam uma redução nos custos operacionais das empresas de energia elétrica.


Data: 23/04/2007