UFCG vai realizar jornadas de Física para professores da rede pública

Projeto de extensão universitária tem início no dia 5 de maio

Atualizar os professores de Física das escolas públicas é o objetivo das Jornadas Física 21 - A Física do Século XXI e o seu Ensino Atual, projeto de extensão universitária que a UFCG vai realizar a partir do próximo mês de maio, em escolas de Campina Grande.

“Como não há escolas públicas no centro da cidade, e desejamos atender o maior número possível de professores, realizaremos as jornadas em sete das dez escolas particulares situadas no centro de Campina Grande”, explica João Tertuliano, da Unidade Acadêmica de Física. “Neste ano, esperamos realizar sete jornadas, com duas palestras e uma oficina cada, sempre aos sábados”, disse.

A primeira jornada já está confirmada. Será no dia 5 de maio, a partir das 10h, no Colégio Alfredo Dantas, e contará com a participação dos professores Alexandre Medeiros, da UFRPE, do Recife (com a palestra A Origem e a Evolução do Conceito de Força), e Carlos Ruiz, da UERN, de Mossoró, que vai falar sobre o tema A Cinemática no Ensino Médio.

Durante a tarde, a partir das 16h, os professores João Tertuliano, Laerson Duarte e Pedro Luiz, da UFCG, realizarão experimentos e a apresentação de questões e exercícios.

Comitê consultivo

Segundo Tertuliano, o projeto conta com a colaboração voluntária de professores de vários estados do Nordeste, da Bahia ao Ceará. “Eles formam o Comitê Consultivo, que pode propor alterações de temas e datas e reivindicar atividades em suas cidades”, finalizou.

Veja os temas e as datas previstas

5 de maio - Cinemática e Leis de Newton;
2 de junho - Leis de conservação: momento linear e energia mecânica;
30 de junho  Eletrostática e Magnetismo;
1 de setembro - Circuitos Elétricos e Circuitos Magnéticos;
6 de outubro - Calor, temperatura e trabalho, máquinas térmicas e refrigeradores;
3 de novembro - Ótica Geométrica, Ondas Mecânicas e Ondas Eletromagnéticas;
1 de dezembro - Física Moderna no Ensino Médio: condicionantes, experimentos.

Data: 23/04/2007