topo_cabecalho
Cientistas identificam uma das árvores mais antigas do mundo

As árvores formaram as primeiras florestas do planeta

Cientistas britânicos e americanos conseguiram identificar o fóssil de uma árvore que, com 385 milhões de anos, estaria entre as mais antigas do mundo.

Pesquisadores americanos encontraram os fósseis no estado de Nova York, nos Estados Unidos, há dois anos, mas, até agora, não tinham conseguido identificá-los.

Eles chamaram Christopher Berry, da School of Earth, Ocean and Planetary Sciences da Cardiff University, no País de Gales, que confirmou que os fósseis eram da espécie Wattieza genus, planta que formou as primeiras florestas da Terra.

A descoberta foi publicada na edição desta semanal da revista científica Nature.

Berry, um especialista com 17 anos de experiência no assunto, descreveu a descoberta como "espetacular". Segundo ele, a descoberta permite que cientistas recriem os ecossistemas das primeiras florestas.

O mistério das árvores fossilizadas teve início em 1870, quando os primeiros tocos, ainda em pé, foram encontrados após uma enxurrada em Gilboa, Nova York.

Até os outros dois fósseis serem encontrados, caídos de lado com tronco, galhos, brotos e copa ainda intactos, ninguém sabia como era a aparência da árvore inteira.

"Este foi um momento significativo na história do planeta", disse o cientista.

"O crescimento das florestas removeu muito dióxido de carbono da atmosfera. Isto fez as temperaturas caírem e o planeta ficou bastante parecido com o que é hoje."

"Os galhos das árvores teriam caído no chão e se decomposto, oferecendo uma nova cadeia alimentar para os organismos vivendo embaixo."

Berry trabalhou com colegas da Binghamton University, em Nova York, e com o New York State Museum.

Segundo os cientistas, a Wattieza genus tinha aparência semelhante à de uma palmeira e podia alcançar cerca de nove metros de altura.


Data: 20/04/2007