Maior qualificação dos professores indígenas

MEC quer professores indígenas com, no mínimo, ensino médio até 2010

O Ministério da Educação trabalha para que, até o final de 2010, cada um dos cerca de 8.730 professores indígenas do país tenha concluído, no mínimo, o ensino médio.

Esta é uma das metas para a capacitação de professores indígenas, anunciada pelo secretário de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad/MEC), Ricardo Henriques, durante sessão ordinária da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação (CNE) dedicada aos índios brasileiros. A sessão ocorrida na tarde desta quarta-feira, 18, foi presidida pelo conselheiro e indígena Gersem Baniwa.

"Hoje, podemos apontar os avanços alcançados na educação indígena, mas o tamanho do desafio que precisa ser enfrentado é proporcional à dívida que o país tem com os povos indígenas", afirmou Ricardo Henriques. Para a educação, o maior desafio é dar conta de uma melhor qualidade do ensino e, ao mesmo tempo, assegurar as especificidades dos povos indígenas.

Segundo o secretário, é preciso criar instrumentos para que nenhuma prefeitura ou governo estadual desconsidere as especificidades indígenas. "Isso se faz com o aprofundamento da agenda do regime de colaboração entre os sistemas de ensino municipal, estadual e federal", disse o secretário.

Outro desafio é o de garantir que os indígenas participem mais das decisões sobre educação. Existem sete conselhos escolares de educação indígena no Amazonas, Mato Grosso, Tocantins, Maranhão, Pernambuco, Bahia e Roraima.

"O que se quer é que esses conselhos sejam plurais, com assento para indígenas e não indígenas, e não só espaço de representação, mas, também, de formulação e implementação das políticas", explicou.

Dia do Índio - Na semana em que se comemora o Dia do Índio, os conselheiros da Câmara de Educação Básica se reuniram para analisar os desdobramentos da reunião ordinária, no mês passado, em São Gabriel da Cachoeira (AM), o município brasileiro com maior número de habitantes indígenas.

O professor indígena e membro do Conselho dos Professores Indígenas da Amazônia, Telmo Ribeiro, da etnia macuxi, de Roraima, participou da sessão ocorrida nesta quarta-feira. Uma das reivindicações apresentada por ele é a realização da Conferência Nacional da Educação Escolar Indígena que, segundo Ricardo Henriques, será realizada no próximo ano.

Data: 20/04/2007