UFCG abre inscrições para Programa de Bolsas de Iniciação Científica

Projetos devem ser enviados até 18 de maio

Prosseguem até o dia 18 de maio, na UFCG, as inscrições para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), com vigência entre agosto de 2007 e julho de 2008.

Realizado em parceria com o CNPq, o PIBIC tem por objetivo proporcionar ao estudante de graduação, orientado por pesquisador qualificado, a aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa, bem como estimular o desenvolvimento do pensamento científico e da criatividade, decorrentes das condições criadas pelo confronto direto com os problemas de pesquisa.

“Em breve, comunicaremos o endereço de um site onde o professor orientador poderá efetuar o seu cadastro e o registro do projeto a ser desenvolvido”, informou o pró-reitor de Pós-Graduação, Michel François Fossy. Ele avisa que, até o dia 18 de maio, deverá ser enviada à PRPG uma cópia impressa do projeto e um resumo do curriculum-vitae (três últimos anos).

Como concorrer

Para concorrer a uma bolsa do PIBIC, o estudante deve procurar um orientador/pesquisador, preferencialmente com titulação de doutor, e discutir com ele um Plano de Trabalho. Quem solicita a bolsa é o orientador, obedecendo aos prazos e requisitos do edital publicado.

O desenvolvimento dos bolsistas é acompanhado através de relatórios e com a apresentação dos trabalhos no Congresso de Iniciação Científica.

CSTR

O Comitê de Ética em Pesquisa (COEP) do Centro de Saúde Tecnologia Rural (CSTR), da UFCG, campus Patos, alerta para as exigências apresentadas, quanto aos projetos que careçam de parecer do COEP.

O presidente do comitê, Ednaldo Queiroga de Lima, lembra que o calendário de reuniões ordinárias foi divulgado no endereço http://www.cstr.ufcg.edu.br/appg. “Contudo em função do calendário apresentado pela PRPG, estaremos convocando uma reunião extraordinária para atender a comunidade científica interna e externa à UFCG”, disse.

Queiroga avisa ainda que solicitações de parecer serão recebidas até o dia 10 de maio, sem prorrogação, e os pareceres serão entregues até o dia 18 de maio.

Veja o Edital: http://s-info179.nsc.ufcg.edu.br:8080/chamadas/downloads/403846.zip

Data: 20/04/2007