Paraíba vai receber mais uma missão chinesa

Consolidar ações conjuntas no setor de Tecnologia da Informação - TI, envolvendo empresas e instituições brasileiras e chinesas.Este é o objetivo de mais uma missão chinesa no Brasil, programada para os dias 26 de outubro a 04 de novembro.A vinda da delegação é mais uma ação dos centros de internacionalização - brasileiro e chinês - TecOut Center e Zhaoqing Center, respectivamente.

A comitiva está composta por HE Dihua - Director, External Cooperation Department, Guangdong Science & Technology Bureau;HUANG Shu - Managing Director, Zhaoqing Software Internationalization Center Co. Ltd; XIA Hongliu - Project Manager, Business Development Department, Institute of Computing Technology, CAS;XIAO Bing - Regional Manager e Zhaoqing Software Internationalization Center Co. Ltd.

Na ocasião, várias empresas do Sudeste e Nordeste do país serão visitadas.A missão inícia em Sao Paulo,na quinta, 27. Em seguida a comitiva segue para Iguaçu, e depois chega no Recife no dia 30. No dia 31, a comitiva desembarca em João Pessoa onde se encontrará com a diretoria do Parque Tecnológico da Paraíba, empresários do setor de TI e o Governador do Estado. Após a vinda a João Pessoa, a delegação volta ao Recife e de lá segue para Rio de Janeiro e Buenos Aires.

De acordo com a coordenação do TecOut Center, as expectativas são de que a missão possa definir alternativas para a implantação de um Parque China – Brasil, onde se localizarão empresas chinesas manufaturadoras de hardware (eletroeletrônicos, informática, e dispositivos). Outra expectativa é estabelecer contato com as grandes empresas brasileiras de software com interesse em iniciar operação no mercado da China.

O TecOut  resulta das parcerias firmadas entre o MCT, a Sociedade SOFTEX e a Fundação Parque Tecnológico da Paraíba. No lado chinês, o MOST (Ministério C&T da China), o ICT e o Birô da Indústria Informação de Zhaoqing. O TecOut conta ainda o apoio do Sebrae, da Universidade Federal de Campina Grande UFCG, Governo do Estado da Paraíba e Prefeitura Municipal Campina Grande.

Paraíba pode abrigar empresas chinesas

Um estudo comparativo realizado nos Estados das cinco regiões do país - no tocante aos incentivos  para implantação de indústrias de hardware - identificou que a Paraíba aparece com boas chances,em itens como ICMS, para abrigar empresas chinesas.

A presença do TecOut Center, em Campina Grande, conta outro ponto a favor à medida que reforça a relação do Governo da China com o Brasil, em especial com a Paraíba.

Nesta fase de avaliação, a presença do Governo do Estado da Paraíba, será decisiva para que as cinco empresas chinesas interessadas em se estabelecerem no Brasil, possam assim decidir pela Paraíba.

Data: 25/10/2005